PRINCIPAL COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACONTECE NA FEI, EM SÃO BERNARDO DO CAMPO 
PRINCIPAL COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACONTECE NA FEI, EM SÃO BERNARDO DO CAMPO  clique aqui e ouça a matéria

Maior polo educacional de robótica da América Latina será sede para competições entre estudantes do ensino fundamental, médio e técnico 

O maior polo educacional de robótica da América Latina, a FEI, sediará mais uma vez a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica). O evento acontecerá presencialmente, com a etapa regional marcada para ocorrer nos dias 29 e 30 de julho (sexta e sábado), das 8h às 18h, no Campus da FEI, em São Bernardo do Campo, com entrada gratuita e aberta à comunidade. 

Em entrevista, o professor Flávio Tonidandel, que é vice-reitor de Extensão e Atividades Comunitárias e Coordenador do curso de Engenharia de Robôs da FEI, destaca que desde 2012 a FEI já é reconhecida por sediar a OBR, não só as etapas regionais, como estaduais também. “Historicamente, a FEI participou de sua concepção, em 2006/2007 e ajudou a tornar um dos maiores eventos de robótica do mundo. A OBR está também conectada com a RoboCup Brasil e recebe fomento do Governo Federal. Fazer parte de um projeto de sucesso como a OBR é um orgulho muito grande para a instituição, e faz parte de nossa missão de transformar e evoluir a sociedade”, complementou. 

Tradicionalmente, a etapa regional reúne estudantes do ensino fundamental, médio e técnico para colocarem seus robôs à prova em competições práticas. Cerca de 100 equipes serão divididas em dois níveis, sendo que o nível 1 é voltado para alunos do 1º ao 8º ano do ensino fundamental e o nível 2 aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e todos os alunos do ensino médio e técnico. Para esta edição, estima-se a participação de cerca de 500 pessoas nas regionais da FEI, entre estudantes, professores, juízes e pesquisadores da área. 

Durante a competição, os robôs programados pelos estudantes devem realizar o “resgate de vítimas” de uma situação de desastre em um ambiente simulado. Para somar pontos, os robôs devem agir de forma autônoma para superarem períodos difíceis (redutores de velocidade); transporem caminhos onde a linha não pode ser reconhecida (gaps na linha); desviar de elementos desconhecidos (obstáculos) e subir níveis (rampas) para conseguirem salvar as vítimas, que são simuladas com esferas brancas e pretas, transportando-as para uma região segura (área de resgate), onde os humanos já poderão assumir os cuidados. Ao passarem pela regional, as equipes vencedoras serão classificadas para a etapa estadual da OBR, que acontecerá no dia 27 de agosto, tendo também como sede o Campus da FEI, em São Bernardo do Campo. 

Ainda em entrevista, o professor e Vice-Reitor da FEI também destacou o papel da instituição como colaboradora para o crescimento da robótica no País. “Neste ponto de vista, a FEI se firma como um grande centro de excelência em robótica no Brasil, não apenas pelas suas pesquisas, equipes vencedoras ou tecnologias de ponta, mas também por estimular os jovens e as crianças a se interessarem, estudarem e desenvolverem seus interesses pela tecnologia, ciência, matemática e, principalmente, robótica e programação”, afirmou. 

Acompanhe as agendas de robótica este ano na FEI: 

OBR (Etapa Regional)  
Data: 29 e 30 de julho de 2022. Das 8h as 18h 
Local: Campus da FEI, em São Bernardo do Campo.  
Informações: https://www.obr.org.br/   

OBR (Etapa Estadual)  
Data: 27 de agosto de 2022. Das 8h as 18h 
Local: Campus da FEI, em São Bernardo do Campo.  
Informações: https://www.obr.org.br/   

Robótica 2022  
Data: De 15 a 21 de outubro 2022  
Local: Campus da FEI, em São Bernardo do Campo  
Informações:  Robótica 2022 – Conferências de robótica no Brasil (robotica.org.br) 

Portal FEI

Tagged: ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content