SÃO CAETANO REALIZA CAMPANHA SOBRE DEZEMBRO VERMELHO E RECEBE SELO DE ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV

SÃO CAETANO REALIZA CAMPANHA SOBRE DEZEMBRO VERMELHO E RECEBE SELO DE ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV

O Cepadi (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas) de São Caetano do Sul realiza até sábado (9/12) a Campanha Fique Sabendo, alertando sobre o Dezembro Vermelho, que promove a prevenção, orientação sobre métodos preventivos e amplia o acesso ao diagnóstico precoce do HIV e da sífilis. A ação acontece na semana em que a cidade será premiada, em Brasília, com o selo de eliminação vertical do HIV.

O objetivo da campanha é promover a prevenção e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/AIDS e da sífilis, garantindo acesso ao tratamento adequado e melhor qualidade de vida à pessoa diagnosticada. A ação teve início na sexta-feira (1/12), Dia Mundial de Combate à Aids, e até o momento foram realizados 182 exames de HIV e Sífilis.

“Esperamos alcançar os objetivos propostos e fortalecer o papel do Cepadi dentro do município como um Centro de Especialidade no Combate, Prevenção e Conscientização, não só sobre o HIV como também sobre todas as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Em 2023, a cidade registrou 23 novos casos de HIV e 81 de sífilis. O programa possui 963 pacientes cadastrados, não apenas de São Caetano, que recebem medicação e apoio médico.

Durante todo o mês de dezembro as Unidades Básicas de Saúde e o Cepadi estão realizando diversas ações e oferecendo informações e acesso aos métodos preventivos. A equipe realizará palestras, acolhimento profissional e testes rápidos para as ISTs, além da distribuição de preservativos femininos e masculinos, materiais descritivos como folders explicativos sobre HIV e ISTs, e orientação sobre o funcionamento do Cepadi.

Recentemente, em outubro, a Secretaria de Saúde e o Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, da Coordenadoria Municipal de Controle de Infecção, Qualidade e Segurança do Paciente, recebeu o Prêmio Luiza Matida, durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis Congênita.

São Caetano foi uma das 84 cidades do estado premiadas pela eliminação da transmissão vertical do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), e o município foi reconhecido por não apresentar nenhum caso de transmissão para recém-nascido durante a gravidez ou amamentação.

PREMIAÇÃO EM BRASÍLIA
Na sexta-feira (8/12), a Prefeitura de São Caetano do Sul receberá em Brasília o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. A validação aconteceu após visita de equipes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, em agosto.

O município foi avaliado para processo de certificação da eliminação da transmissão vertical (que passa da mãe para o bebê) do vírus HIV. A equipe realizou visitas in loco e entrevistou pontos focais das unidades para colher informações e ter percepção do fluxo de atendimento realizado no município

Em 2022, São Caetano criou o Comitê Municipal de Investigação para Prevenção e Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis, com representantes da Atenção Primária, Atenção Hospitalar, Maternidade, CCIH, Neonatologia, Vigilância Sanitária, Cepadi e Casa da Gestante, CIM (Centro de Infeccção Municipal) E Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher).

Acompanhe a programação da Carreta da Saúde dos próximos dias:
7 de dezembro – Avenida Goiás, 1.111 (em frente ao Teatro Santos Dumont).
8 e 9 de dezembro – Parque Tom Jobim (Espaço Cerâmica)
Quinta e sexta-feira, das 9h às 16h. sábado, das 9h às 13h.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.