Região segue em crescimento e fortalece mercado com novos investimentos

O setor de bares, restaurantes e hospedagem segue em expansão no Grande ABC e confirma o interesse de investidores na Região. Levantamento atualizado pelo Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) revela que o número de estabelecimentos cadastrados passou de 26.870 em 2023 para 34.583 em 2025, um crescimento de 28,7% no período.

O avanço dá continuidade à trajetória positiva apontada pelo Sehal em estudos anteriores. Em 2023, a entidade já havia registrado aumento de 17% no número de novos estabelecimentos em apenas um ano, passando de 23 mil empreendimentos em 2022 para 26.870 em 2023 na sua base territorial. Os números reforçam o potencial econômico da Região.

De acordo com o Sehal, esse movimento está diretamente ligado ao ambiente favorável para investimentos, como público, localização estratégica e tradição gastronômica da Região.

Entre os destaques recentes está São Bernardo do Campo, que acaba de receber um aporte de R$ 18 milhões para a abertura da nova unidade da churrascaria D’Brescia, inaugurada em novembro. Segundo os sócios proprietários, Edival Antônio Spricigo (Faxa) e  Cleber Broch, o investimento reforça a aposta da marca em regiões com forte potencial de consumo, como as cidades do ABC.

O presidente do Sehal, Beto Moreira, participou da inauguração da D’Brescia, acompanhado dos diretores do Sehal, Cesar Ferreira, empresário e proprietário do restaurante Canoa Quebrada, em Ribeirão Pires, e Paulo Tinoco, dirigente da Aethal e representante do COMTUR de Santo André.

Mais polos

Santo André também vem se destacando como polo de novos negócios, com forte ritmo de inaugurações nos últimos anos. “Porém,  cada município apresenta características próprias, tem suas particularidades que atraem perfis diferentes de empresários”, acrescenta o presidente do Sehal, Beto Moreira.

De acordo com o dirigente, o Sehal segue na importante missão de fortalecer o setor que gera emprego e renda na Região.

Segundo ele, as cidades do Grande ABC só têm a ganhar quando recebem investimentos do setor de alimentação e hospedagem. “Somos um importante segmento que movimenta a economia local e amplia o turismo regional”, disse.

Como único sindicato patronal que representa o setor no Grande ABC, o Sehal atua há mais de oito décadas na defesa dos interesses das empresas. “Oferecemos suporte técnico, orientações jurídicas e trabalhistas, qualificação profissional e somos responsáveis pelas Convenções Coletivas de Trabalho que regem as normas para as empresas e trabalhadores para todas as cidades”, finaliza Beto Moreira.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.