A Prefeitura da capital passou a integrar 20 câmeras do Aeroporto de Congonhas ao sistema Smart Sampa. Os equipamentos, posicionados em áreas de embarque, desembarque e calçadas externas, agora estão conectados à central de monitoramento da cidade com uso de reconhecimento facial e análise de imagens em tempo real.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (11). Segundo o prefeito Ricardo Nunes, o sistema permite alertar autoridades em caso de identificação de pessoas procuradas. “Com as câmeras do Smart Sampa, não terá nenhum foragido da Justiça, desembarcando ou embarcando aqui, que não seja reconhecido e comunicado às autoridades, à Polícia Municipal, à Polícia Civil, à Polícia Militar e à Polícia Federal.”

As câmeras são do próprio aeroporto. A concessionária Aena contratou um provedor homologado para permitir a integração ao sistema da Prefeitura, sem necessidade de novos equipamentos.

A Secretaria de Segurança Urbana informou que a GCM atua na parte externa do terminal, enquanto a Polícia Federal continua com responsabilidade nas áreas internas. “Pegamos os pontos estratégicos tanto de desembarque, embarque, saguão, onde a gente pode garantir o reconhecimento de todas as pessoas que passarem por aqui”, disse o secretário Orlando Morando.

Segundo dados da Prefeitura, o Smart Sampa já possui 40 mil câmeras conectadas e vem sendo usado para apoio em ações de segurança e buscas por foragidos, desaparecidos e veículos com restrição.

#smartsampa
#congonhas
#segurança

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.