TRÊS CIDADES PAULISTAS TERÃO NOVAS ELEIÇÕES PARA PREFEITO EM JUNHO

TRÊS CIDADES PAULISTAS TERÃO NOVAS ELEIÇÕES PARA PREFEITO EM JUNHO

Os eleitores de Mongaguá, Panorama e Bocaina, no estado de São Paulo, voltarão às urnas no dia 8 de junho para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos. A convocação para novas eleições ocorre após o indeferimento dos registros de candidatura dos candidatos eleitos em 2024.

Em Mongaguá, no litoral paulista, aproximadamente 50 mil eleitores participarão do pleito suplementar. A nova votação foi determinada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrar o registro de Paulo Wiazowski Filho (PP), que havia sido eleito com 42,47% dos votos. A decisão se baseou na desaprovação de suas contas enquanto era prefeito, em 2012, o que caracterizou improbidade administrativa, segundo o TSE.

Já em Panorama, no oeste do estado, Edson de Assis Maldonado (Progressistas) teve sua candidatura indeferida por condenação anterior por falso testemunho. Mesmo com a pena extinta em 2021, ele continua inelegível pela Lei da Ficha Limpa, que prevê um período de oito anos de inelegibilidade. Ele recebeu 35,63% dos votos nas eleições passadas.

Por fim, em Bocaina, na região central do estado, Moacir Donizete Gimenez (Republicanos) também teve o registro indeferido com base na Lei da Ficha Limpa. O político foi condenado por improbidade administrativa com dolo e lesão ao patrimônio público. Ele havia obtido 48,39% dos votos em 2024.

Com isso, os eleitores das três cidades terão nova oportunidade de escolher quem administrará os municípios até o fim de 2028.

#eleições2025 #justiçaeleitoral #saobernardo

Foto TSE

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.