TRUMP ANUNCIA TARIFAÇO CONTRA O BRASIL E LULA REAGE COM LEI DE RECIPROCIDADE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a aplicação de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto. A decisão foi comunicada em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (9).

“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, escreveu Trump.

Ele também citou “ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos” e afirmou: “A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos, separada de todas as tarifas setoriais existentes”.

Trump classificou a relação comercial como desequilibrada: “Tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o Brasil e concluímos que precisamos nos afastar da longa e muito injusta relação comercial gerada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil”.

Lula reagiu afirmando que o Brasil aplicará a Lei de Reciprocidade Econômica: “Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”.

O governo também contestou os dados de Trump: “As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos”.

Fonte: Agência Brasil

Foto 1 reprodução
Foto 2 Agência Brasil

#comércioexterior #relaçõesinternacionais #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.