TSE REINICIA JULGAMENTO QUE PODE RESULTAR NA INELEGIBILIDADE DO EX-PRESIDENTE BOLSONARO
O julgamento que poderá determinar a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro será retomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (27), com início previsto para as 19h.
A primeira sessão do julgamento, realizada na última quinta-feira (22), permitiu que o TSE ouvisse os argumentos da defesa de Bolsonaro, do Ministério Público Eleitoral (MPE) e do PDT, partido que originou a ação.
O processo julga as ações do ex-presidente durante um encontro com embaixadores em julho do ano anterior, no Palácio da Alvorada. O encontro, que foi utilizado para criticar o sistema eletrônico de votação, teve sua legalidade questionada pelo partido.
O ministro Benedito Gonçalves, relator do caso, dará início à segunda sessão com seu voto. Posteriormente, os ministros Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e o presidente do Tribunal, Alexandre de Moraes, votarão na ordem mencionada.
Se um ministro solicitar vista para suspender o julgamento, o prazo para a devolução do processo será de 30 dias, prorrogável por mais 30. Contudo, o recesso de julho nos tribunais superiores ampliará o prazo para 90 dias.
Na eventualidade de uma sessão adicional para julgar o caso, a terceira sessão já foi reservada pelo TSE para a próxima quinta-feira (29).
Foto Agência Brasil