TURISMO INDUSTRIAL INCLUSIVO AVANÇA EM SÃO BERNARDO COM VISITAS ADAPTADAS E GRUPO INTERNACIONAL

Referência no País, programa municipal reforça acessibilidade ao receber estudantes com TEA na Scania e empresários estrangeiros na Mercedes-Benz
Reconhecida entre as principais cidades da indústria no País, São Bernardo é pioneira agora também no Turismo Industrial Inclusivo, em fortalecimento de seu protagonismo como referência do segmento no Brasil. O município registrou início efetivo da nova linha inclusiva do programa, pelo qual duas visitas foram realizadas nesta semana, nos dias 22 e 23 de abril, com foco na ampliação do acesso a diferentes públicos. A iniciativa integra a proposta da gestão do prefeito Marcelo Lima de garantir mais inclusão, internacionalização e valorização do setor produtivo local.
Na terça-feira (22/04), a Scania Latin America recebeu um grupo de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), provenientes da Escola de Educação Especial GAPI, localizada no Jardim do Mar. A visita técnica, guiada e adaptada, foi promovida por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, através do Departamento de Turismo. Já nesta quarta-feira (23/04), a Mercedes-Benz do Brasil abriu as portas para um grupo de empresários e colaboradores de empresas do setor automotivo vindos de países da América do Sul e da Alemanha. A visita foi conduzida em espanhol, reforçando ainda mais a inclusão do projeto, que tem despertado o interesse de públicos diversos, inclusive de fora do País.
Para o prefeito Marcelo Lima, o novo momento do Turismo Industrial em São Bernardo reflete o compromisso da gestão em democratizar o acesso ao conhecimento e valorizar o setor produtivo. “Nosso objetivo é fazer com que cada cidadão, independentemente de sua condição, tenha a oportunidade de conhecer de perto as indústrias que movimentam a economia da nossa cidade. A inclusão de estudantes com TEA e a recepção de grupos internacionais mostram que São Bernardo está conectada com um futuro mais acessível, inovador e aberto ao mundo.”
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude de São Bernardo, Rafael Demarchi, destacou que a expansão do programa fortalece a imagem da cidade como referência em inovação e acolhimento. “O Turismo Industrial Inclusivo e Internacional é uma forma estratégica de aproximar o cidadão e o investidor das empresas da nossa cidade. Isso fortalece a economia local e mostra que São Bernardo está preparada para receber e dialogar com diferentes públicos, com qualidade e respeito”, pontuou.
Coordenado pelo Departamento de Turismo, o programa busca garantir experiências transformadoras para os participantes. Segundo o diretor Fernando Bonisio, a iniciativa tem conquistado cada vez mais reconhecimento. “Estamos estruturando um turismo que vai além do convencional, com acessibilidade, roteiros temáticos e abordagens multilíngues. Receber alunos com TEA e empresários estrangeiros em dois dias consecutivos reforça nossa capacidade de inovar e incluir.”
Durante a visita à Scania, a coordenadora pedagógica da Escola GAPI, Tafnes Amianti, ressaltou a importância pedagógica da ação. “Uma visita como essa conecta teoria e prática, tornando o aprendizado mais significativo. Promove a inclusão ao considerar diferentes estilos de aprendizagem, amplia o repertório cultural dos nossos alunos e incentiva a participação ativa de todos”, fomentou.
São Bernardo integra a lista dos Municípios de Interesse Turístico (MIT) do Estado de São Paulo e vem consolidando sua vocação no setor por meio de ações contínuas. O programa de Turismo Industrial reúne empresas de diversos segmentos, que abrem suas portas à população para visitas guiadas, com foco em processos produtivos, tecnologias e oportunidades de carreira.
Durante a visita à Mercedes-Benz, a intérprete Ingrid Mazzega, que organizou o grupo de empresários da América do Sul, salientou que a intermediação do município foi fundamental para a visita. “Recebemos todo o suporte da Prefeitura de São Bernardo e isso nos deu a possibilidade de fazer uma visita ao Brasil e conhecer a megaestrutura da empresa. O Turismo Industrial Inclusivo é um grande programa e tem possibilitado que diferentes públicos possam conhecer grandes estruturas como essa. O município está de parabéns por promover essa iniciativa”, completou.
Ainda na Mercedes, o empresário argentino Ariel Capelletti, de Buenos Aires, elogiou a experiência vivida na fábrica. “Ver uma planta industrial deste porte é algo que impressiona. A organização, o respeito e a segurança em cada posto de trabalho são inspiradores. Mesmo trabalhando na área é algo muito diferente da fabricação que temos, podemos levar essa experiência e os valores como eficiência e excelência para aplicar nas nossas oficinas na Argentina.”
Serviço:
A agenda de visitas é organizada com datas pré-estabelecidas, disponíveis no site www.turismosaobernardo.com. Agendamentos também podem ser feitos pelo telefone (11) 2630-7374.