URNAS ELETRÔNICAS DO 2º TURNO COMEÇAM A SER PREPARADAS EM SÃO PAULO

URNAS ELETRÔNICAS DO 2º TURNO COMEÇAM A SER PREPARADAS EM SÃO PAULO

As urnas eletrônicas que serão utilizadas no 2º turno das eleições municipais de 2024 começaram a ser preparadas nesta quinta-feira (17). Aproximadamente 50 mil urnas, incluindo as de contingência, passarão por esse processo, recebendo os dados dos candidatos a prefeito que concorrerão no próximo domingo (27). Do total, 30 mil urnas estão na capital paulista, enquanto o restante será distribuído por outras 17 cidades de São Paulo que também terão votação no 2º turno.

A preparação das urnas inclui o teste de funcionamento dos equipamentos e a lacração da área onde é inserida a mídia de resultados. O procedimento é público e visa garantir a transparência das eleições. “Vamos dar carga nas urnas com os dados dos candidatos que passaram para o segundo turno”, explicou Cíntia Hiromi, chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral.

Após a preparação, as urnas serão enviadas aos locais de votação na véspera da eleição, no sábado (26), quando as seções serão montadas e tudo será organizado para o funcionamento no domingo.

Durante o processo, representantes do Ministério Público, da OAB, dos partidos e outras entidades podem inspecionar as urnas, verificar a integridade dos sistemas e acompanhar os procedimentos de segurança, como a afixação dos lacres. A Resolução nº 23.736/2024 do TSE regula essas atividades, e qualquer cidadão pode acompanhar o procedimento nos cartórios eleitorais, desde que apresente um documento de identificação.

Eventuais dúvidas ou irregularidades podem ser relatadas por escrito ao juízo eleitoral.

eleições2024 #justiçaeleitoral #segurança

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.