BREVE HISTÓRIA DO HOSPITAL ANCHIETA
A história do Hospital Anchieta começa no final da década de 1940, quando a então presidente da Câmara de Vereadores, Tereza Delta, da primeira legislatura após a emancipação em 1944, lança a ideia da construção de um hospital na cidade. Para isso, foi criada a Sociedade Beneficência Padre Anchieta, responsável pela arrecadação e gestão de recursos para a obra.
Após anos de atrasos e dificuldades financeiras, a associação doou a construção e o terreno para o governo do estado. A obra ainda demoraria a ser concluída, sendo entregue em 1958, durante o governo de Jânio Quadros. O então governador esteve na cidade em 20 de agosto de 1958 para a inauguração.
Enfrentando diversas dificuldades, incluindo fechamento, reformas, convênios com associações e a municipalização em 1994, o hospital seguiu funcionando. Em 2001, tornou-se o primeiro centro de alta complexidade em oncologia da região.
Durante a pandemia de COVID-19, foi adaptado para atender pacientes, com a implantação de leitos de UTI e enfermaria.
A foto, de 1948, ainda durante a construção do hospital, pertence ao acervo do Centro de Memória de São Bernardo do Campo.