A Polícia Federal (PF) pode suspender a emissão de passaportes até o fim deste ano por falta de orçamento. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, estão sendo adotadas medidas para garantir a continuidade do serviço, considerado essencial para os cidadãos.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (24), o ministério afirmou estar atuando “de forma ativa e coordenada” com a área econômica do Governo Federal para assegurar os recursos necessários. A pasta também reforçou que acompanha de perto a situação orçamentária e que trabalha para evitar qualquer interrupção no atendimento à população.

O alerta reacende a preocupação com a emissão de passaportes, que já foi interrompida anteriormente por motivos semelhantes — em junho de 2017 e entre novembro e dezembro de 2022.

O valor para emissão do passaporte comum em 2025 é de R$ 257,25. Em casos de urgência ou emergência, a taxa pode dobrar, chegando a R$ 514,50.

Foto © Polícia Federal/ Divulgação

A Polícia Federal é o órgão responsável pela emissão do documento e está vinculada ao Ministério da Justiça. Até o momento, não há confirmação de paralisação, mas o risco foi levantado por conta da escassez de recursos orçamentários disponíveis.

#passaporte #policiafederal #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.