PF ALERTA PARA POSSÍVEL SUSPENSÃO NA EMISSÃO DE PASSAPORTES POR FALTA DE VERBA

A Polícia Federal (PF) pode suspender a emissão de passaportes até o fim deste ano por falta de orçamento. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, estão sendo adotadas medidas para garantir a continuidade do serviço, considerado essencial para os cidadãos.
Em nota divulgada nesta sexta-feira (24), o ministério afirmou estar atuando “de forma ativa e coordenada” com a área econômica do Governo Federal para assegurar os recursos necessários. A pasta também reforçou que acompanha de perto a situação orçamentária e que trabalha para evitar qualquer interrupção no atendimento à população.
O alerta reacende a preocupação com a emissão de passaportes, que já foi interrompida anteriormente por motivos semelhantes — em junho de 2017 e entre novembro e dezembro de 2022.
O valor para emissão do passaporte comum em 2025 é de R$ 257,25. Em casos de urgência ou emergência, a taxa pode dobrar, chegando a R$ 514,50.
Foto © Polícia Federal/ Divulgação
A Polícia Federal é o órgão responsável pela emissão do documento e está vinculada ao Ministério da Justiça. Até o momento, não há confirmação de paralisação, mas o risco foi levantado por conta da escassez de recursos orçamentários disponíveis.
#passaporte #policiafederal #saobernardo

