A CONSTRUÇÃO AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA
A CONSTRUÇÃO AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA clique aqui e ouça a matéria
Na publicação passada, contamos a história do Ribeirão dos Meninos, que passa por onde hoje está a Avenida Brigadeiro Faria Lima. Hoje contaremos a história da sua construção.
Em 1969, o sr. Brigadeiro José Vicente de Faria Lima, prefeito da cidade de São Paulo na época, recebeu o título de Cidadão São Bernardense. Título aprovado pela Câmara Municipal e promulgado pelo então presidente da câmara, Lenildo Magdalena. Em 5 de Setembro do mesmo ano, Faria Lima faleceu na cidade do Rio de Janeiro.
Diferente da capital, que deu o nome de Brigadeiro Faria Lima a uma avenida já existente, Aldino Pinotti resolveu dar o nome do brigadeiro para a nova avenida que seria construída na cidade.
No final dos anos 70 já começam as primeiras desapropriações e as obras começam em 1971. Parte da avenida é entregue até o final do mandato de Aldino Pinotti. O trecho entre a Rua Américo Brasiliense e o acesso ao KM 23 da Via Anchieta foi entregue na gestão do prefeito Geraldo Faria Rodrigues.
Com a construção da avenida, vários locais tiveram que ser desativados. Entre eles o Estádio Ítalo Setti, do E.C. São Bernardo, o antigo Mercado Municipal, que funcionava na Rua Padre Lustosa, a garagem da E.A.V. São Bernardo, empresa de ônibus urbano e o campo do E.C. Brasil, que ficava onde hoje está a Praça Brasil.
Após sua conclusão, a avenida se tornou a principal via da cidade, ligando o centro com outros bairros.
Mas na década de 80, a Avenida Brigadeiro Faria Lima passaria por outro grande processo de transformação. Contaremos essa história na próxima publicação.
Fotos do Acervo do Centro de Memória de S.B.C. e de Mário Otsubo/DGABC
*****************************
Ednilson Teixeira
Batateiro, e só.
Pesquisador das curiosidades da cidade.
Admin do grupo de Fotos Antigas de São Bernardo do Campo
Autor do livro Fotos Antigas de São Bernardo do Campo – Álbum Ilustrado.
Lembra muito pouco da Avenida Brigadeiro Faria Lima sem o corredor de trólebus.
MTB n° 0089656/SP
*****************************
A CONSTRUÇÃO AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA
A CONSTRUÇÃO AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA
A CONSTRUÇÃO AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA
A CONSTRUÇÃO AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA
Tagged: , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content