O QUE ERA ANTES DA CIDADE DA CRIANÇA?
O QUE ERA ANTES DA CIDADE DA CRIANÇA? clique aqui e ouça a matéria

Uma das grandes atrações de São Bernardo do Campo desde a sua inauguração até meados dos anos 90, a Cidade da Criança é um bem cultural tombado desde 1990. Mas antes dela, o que era no local antes?

O terreno onde hoje fica a Cidade da Criança foi usado para a construção da cidade cenográfica da novela Redenção, exibida de 16 de maio de 1966 a 2 de maio de 1968 pela TV Excelsior, sendo assim uma das novelas que permaneceu mais tempo no ar, com 596 capítulos. Foi escrita por Raymundo López e dirigida por Waldemar de Moraes e Reynaldo Boury. Se passava na fictícia cidade de Redenção. Fernando Silveira (Francisco Cuoco), um jovem médico, chega à cidade de Redenção e desperta paixão em três moças: Lola (Mácria Real); a malvada Marisa (Lourdes Rocha), filha do prefeito Juvenal; e a filha do sapateiro Carlo, Ângela (Mirian Mehler), com quem se casa.

Após o final das gravações, a cidade cenográfica continuou recebendo visitantes. Foi então que o prefeito na época, Hygino Baptista de Lima, resolveu aproveitar a cidade cenográfica e adicionar algumas outras atrações e construir a Cidade da Criança.

Era um empreendimento bastante ousado para a época, pois não se tinha este tipo de parque no Brasil. Foi um dos primeiros parques temáticos do país e da America Latina.

Apesar de ser iniciada a obra na gestão de Hygino Baptista de Lima, a inauguração foi apenas na segunda gestão de Aldino Pinotti. E é isso que contaremos amanhã.

*****************************
Ednilson Teixeira
Batateiro.
Pesquisador das curiosidades da cidade.
Admin do grupo de Fotos Antigas de São Bernardo do Campo
Autor do livro Fotos Antigas de São Bernardo do Campo – Álbum Ilustrado.
Pensava, quando criança, que o avião do Projeto Rondon que tinha na Cidade da Criança voava mesmo.
MTB n° 0089656/SP
*****************************

Fotos: Centro de Memória de S.B.C.

Tagged: , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content