A HISTÓRIA DA IGREJA SANTA MARIA NO BAIRRO DEMARCHI

A HISTÓRIA DA IGREJA SANTA MARIA NO BAIRRO DEMARCHI

Nos anos 1950, o bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo, começava a se desenvolver, impulsionado pela presença de fábricas como Brasmotor e Varam Motores. A população local, que precisava se deslocar até a Igreja Matriz no centro para participar de missas, iniciou em 1953 o projeto de construção de uma igreja no próprio bairro. Andrea Demarchi, de família tradicional na região, doou um terreno elevado para a construção, visível da Estrada Galvão Bueno (futura Av. Maria Servidei Demarchi).

Uma comissão liderada por Victorino Demarchi, irmão de Andrea, e formada por outras famílias locais, como Morassi, Capassi, Camolesi e Fanani, foi responsável pela arrecadação de doações e pela condução da obra. Os trabalhos de construção ficaram a cargo dos pedreiros Miguel Bertok e Antonio Molão, e a primeira doação foi feita por Maria Servidei Demarchi. Empresas como Varam Motores, Volkswagen, o Restaurante São Judas e a indústria de bebidas Alegre também contribuíram com as obras. A Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem doou parte do altar-mor de madeira, originário da antiga Igreja Matriz.

A primeira missa na igreja, ainda em construção, foi celebrada em maio de 1956, sem um pároco fixo, sendo atendida ocasionalmente pelos padres da Matriz. Em 20 de junho de 1963, a igreja tornou-se uma paróquia independente, por decreto do bispo Dom Jorge Marcos de Oliveira, com o padre polonês Czeslaw Marciniak assumindo em 1966.

O reconhecimento oficial veio em 1987, quando a Igreja Santa Maria foi tombada como patrimônio histórico de São Bernardo do Campo pelo decreto 8679.

Fonte: Centro de Memória de São Bernardo

#HistóriaLocal #SantaMariaDemarchi #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.