ABC SHOPPING CENTER – BEST SHOPPING
Hoje contarei a história de um Shopping que não existe mais. Trata-se do antigo ABC Shopping Center, construído na segunda metade da década de 80 e inaugurado em 1987, com a presença do prefeito na época, Aron Galante.
Na década de 90 mudou de nome para Best Shopping. Até 1994 recebia 2,4 mil visitantes nos dias úteis e 5 mil nos finais de semana. Foi o primeiro da cidade com salas de cinema, já que o mais antigo, o Center Shop São Bernardo, ainda não tinha sala de cinema, assim como o outro shopping inaugurado na época, o Golden Shopping São Bernardo.
Seu declínio começou em 1997,quando havia perdido público, depois de 40% dos lojistas abandonarem os negócios, mesmo após a injeção de mais de R$ 500 mil em melhorias.
Foi fechado em 15 de julho de 1999, por não ter alvará do Corpo de Bombeiros atestando que o prédio atende às normas de segurança contra incêndio exigidas pela corporação.
Desde então o prédio onde funcionava o antigo shopping ficou abandonado. Vidros estilhaçados, roubo de peças da escada rolante, local de moradia de moradores de rua e local perigoso para se passar a pé, por causa dos roubos e da má iluminação no local. Passou anos também com placa de venda, mas sem nenhum interessado em adquirir o deteriorado prédio.
Após 14 anos abandonado, em 22 de junho de 2015, as antigas instalações do Best Shopping começam a ser demolidas. 60 dias depois o antigo shopping virou uma montanha de entulho.
Hoje, no local, não há nenhum empreendimento. Apenas o terreno vazio e cercado. Sem nenhuma ideia do que será construído no local no futuro, mas com alguma ideia do que foi este local no passado.
******************************
Ednilson Teixeira
Batateiro, pero no mucho, segundo detratores
Pesquisador nas horas vagas da história da cidade
Admin do grupo de Fotos Antigas de São Bernardo do Campo
Busólogo amador
Não é muito fã de panetone
Nascido em Rudge Ramos
MTB n° 0089656/SP
******************************
Primeira foto: Internet
Segunda e terceira fotos: Blog Lugares Esquecidos
Quarta foto: Valmir Fanzoi / Repórter Diário