A HISTÓRIA DO CENTER SHOP SÃO BERNARDO/SHOPPING METRÓPOLE. PARTE 1

A HISTÓRIA DO CENTER SHOP SÃO BERNARDO/SHOPPING METRÓPOLE. PARTE 1

Um dos shoppings mais antigos da região do ABC, o antigo Center Shop São Bernardo, hoje Shopping Metrópole, começou a ser construído em 1979 num terreno em frente ao Paço Municipal onde ficava o campo do Vila Baeta Futebol Clube.

Sua inauguração foi em 1980. O estilo do Center Shop São Bernardo era chamado de “mall”, ou seja, um grande corredor central que ligava a Avenida Pereira Barreto com o estacionamento da Avenida Senador Vergueiro. Aliás, um grande destaque era seu amplo estacionamento, principalmente de frente ao Paço Municipal, onde tinham duas entradas, uma do lado esquerdo e outra do lado direito. Nos finais de semana havia uma feira de automóveis que atraia muitas pessoas ao local. Também houve encontro de carros antigos, no estacionamento do lado da Avenida Senador Vergueiro.

Na parte central do “corredor” havia um chafariz, onde tinha um local para sentar ao lado.

E logo o Center Shop São Bernardo ganhou um apelido. “Shopão”. E o Shopping Center São Bernardo, também conhecido como Shopping do Coração, passou a ser chamado de “Shoppinho”.

Alguns anos depois apareceu outros dois shoppings para concorrer com o antigo Shopping. Eram o Shopping Center ABC/Best Shopping e o Golden Shopping. De concepção diferente, os dois shopping se assemelhavam mais aos shoppings da capital, com dois ou mais andares, estacionamento no subsolo, cinemas (no caso do Shopping Center ABC), escadas rolantes e área de alimentação. Dois concorrentes de peso.

Na metade da década de 90, começa uma grande reforma do Center Shop . Tão grande que quase nada do antigo shopping resta. Daí nasce o Shopping Metrópole. Mas essa é uma outra história que contarei depois.

Curiosidades

* Foi no Center Shop que foi inaugurado o primeiro McDonalds do ABC. Ficava no estacionamento do lado da Avenida Senador Vergueiro, de frente ao Paço Municipal.

* Também neste estacionamento costumava ter corridas de kart aos finais de semana.

* O Supermercado Morita, que funcionava na Avenida Pereira Barreto esquina com a Avenida Armando Ítalo Setti, mudou para o Center Shop após sua inauguração. O antigo local se tornou depois o Mercado Municipal.

*****************************
Ednilson Teixeira
Batateiro.
Pesquisador das curiosidades da cidade.
Administrador do grupo de Fotos Antigas de São Bernardo do Campo
Autor do livro Fotos Antigas de São Bernardo do Campo – Álbum Ilustrado (para adquirir o livro entre no site http://www.fotosantigas.saobernardo.br).
MTB n° 0089656/SP
*****************************
Fotos: Centro de Memória de S.B.C.

Fontes:

Mais antigo shopping da região, Metrópole comemora 35 anos – DGABC – https://www.dgabc.com.br/Noticia/1373253/mais-antigo-shopping-da-regiao-metropole-comemora-35-anos

40 anos do Metrópole: o aniversário do velho ‘shopão’ – https://saobernardodocampo.info/43542/40anos-shopping-metropole/

Tagged: , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo