ALESP APROVA LEI QUE PROÍBE VENDA DE ANIMAIS EM PET SHOPS E SITES; AGUARDA SANÇÃO DO GOVERNADOR
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou ontem, terça-feira (8), um projeto de lei que proíbe a venda de animais em pet shops e em sites. A proposta também estabelece um cadastro de criação de animais, que será fiscalizado pelo governo estadual.
Com a aprovação do projeto, a venda de animais só poderá ser realizada por criadores registrados no Cadastro Estadual do Criador de Animal (CECA). A inscrição neste cadastro implicará no cumprimento da legislação vigente, com foco no respeito e bem-estar animal.
A autoria do projeto de lei é do deputado estadual Rafael Saraiva (União-SP). A proposta vai além da venda, proibindo também a criação de cães, gatos e pássaros domésticos em pet shops e estabelecimentos comerciais similares. A adoção de animais, no entanto, continuará sendo permitida.
Para entrar em vigor, a lei ainda precisa ser sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A iniciativa tem como objetivo regular a criação e venda de animais, estabelecendo padrões éticos e promovendo o bem-estar animal. A medida surge como resposta às preocupações com a criação e comércio inadequados, que frequentemente resultam em maus-tratos e negligência.
Foto Freepik