DETRAN-SP LANÇA SERVIÇO PARA LIBERAÇÃO INSTANTÂNEA DE VEÍCULO RECOLHIDO

O Detran-SP lançou uma nova ferramenta tecnológica que promete agilizar a liberação de veículos recolhidos por infrações de trânsito. A solução, chamada de LIVE – Liberação Instantânea de Veículos, utiliza hiperautomação e permite a liberação em minutos por meio do portal do Detran-SP. Desenvolvida pela Prodesp e vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), a novidade já liberou mais de cem veículos.
“O serviço foi rápido e eficaz e poupou dias de espera e de acúmulo de diárias no pátio, achei excelente”, afirmou José Roberto Spoldari Neto, que utilizou a ferramenta para recuperar o Jeep 2021 de seu avô, recolhido em Bauru. “Uma vez que sanamos o problema, em menos de 20 minutos tínhamos o ofício de liberação. Rapidamente, retiramos o carro”, contou Neto.
O anúncio foi feito no encerramento da AND Tech, evento nacional sobre tecnologia nos Detrans, realizado no Anhembi. “O cidadão que tem seu veículo recolhido poderá liberá-lo instantaneamente, de forma fácil e ágil. Por isso, criamos a LIVE – Liberação Instantânea de Veículos”, disse Eduardo Aggio, presidente do Detran-SP.
Para usar o serviço, é necessário ter conta GOV.BR com selo prata ou ouro. Após login no site do Detran-SP, o sistema exibe os dados do veículo recolhido, localização no pátio, taxas de liberação, multas e restrições. Em caso de avarias, o sistema informa que o veículo só pode ser retirado com reboque contratado pelo proprietário.
“Com a mudança, a operação será instantânea. O cidadão poderá solicitar a liberação assim que o veículo der entrada no pátio e retirá-lo em seguida, ao pagar as despesas de remoção e estadia, tendo no celular o ofício de liberação digital”, explicou Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão.
A taxa de liberação é de R$ 20,06 e pode ser paga via PIX, com QR Code ou chave gerada pelo sistema. O cruzamento de dados com a Receita Federal, GOV.BR e Renainf garante o rastreamento de pendências.
O processo de liberação é concluído em segundos. Após a liberação pelo Detran-SP, o proprietário deve quitar os custos de estadia e remoção diretamente com o pátio, com valores descritos no ofício digital.
O Detran-SP recebe mais de mil pedidos diários de liberação e vem aprimorando o processo com automação e qualificação das equipes. Antes da mudança, o prazo era de até dois dias úteis.
Os veículos são direcionados a pátios próximos conforme geolocalização e disponibilidade, coordenados pelo Copom em parceria com o Detran-SP.
Caso o cidadão identifique cobranças abusivas, pode solicitar esclarecimentos ao pátio, registrar ocorrência na Polícia Civil e fazer denúncia pelo site do Detran-SP ou pelo Fala SP. Também é possível pedir reembolso de valores pagos indevidamente.
Mais informações no site oficial: https://www.detran.sp.gov.br
#tecnologia #transito #saobernardo