ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO FAZEM NESTA QUINTA-FEIRA SEGUNDO DIA DE PROVÃO PAULISTA

ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO FAZEM NESTA QUINTA-FEIRA SEGUNDO DIA DE PROVÃO PAULISTA

Participam da avaliação quase 400 mil estudantes matriculados na última série do ensino básico

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) organiza nesta quinta-feira (30) o segundo dia de aplicação do Provão Paulista Seriado. A prova para os 400 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio das redes públicas começa às 8h da manhã de hoje e segue até as 13h, dia de redação.

A Seduc-SP reservou para o segundo dia as provas da área de Matemática e suas Tecnologias com 20 questões do currículo de matemática. É a vez também de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com sete questões do conteúdo de história e outras sete de geografia, além de quatro de sociologia e mais quatro de filosofia. 

Para os estudantes da 3ª série, o dia segue com a prova redação, que exige a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, por isso haverá uma hora a mais de prova no segundo dia. Estudantes com deficiência terão, ainda, o direito a permanecer uma hora a mais na sala para a realização do exame.

Na sexta-feira e segunda-feira, dias 1º e 4º de dezembro, será a vez dos estudantes das 1ª e 2ª séries entrarem em sala de aula para o Provão Paulista. Mais de 810 mil estudantes estão inscritos para as provas que acontecem nessas datas. 

Os estudantes da 2ª série fazem a prova no período da manhã — das 8h às 12h na sexta e segunda-feira —, os estudantes mais novos, da 1ª série, prestam o exame no período da tarde, das 14h às 18h, em ambas as datas.

O que é o Provão Paulista?

De forma inédita, a iniciativa do Governo do Estado garantirá a oferta de 15.369 vagas diretas e com base no resultado individual no Provão às seguintes instituições de ensino superior públicas estaduais: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). 

As vagas serão distribuídas da seguinte forma:

  • 1.500 para a USP; 
  • 934 para a Unesp; 
  • 325 para a Unicamp; 
  • 2.620 vagas para a Univesp; e 
  • 10.000 vagas para as Fatecs.

Além dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, que serão beneficiados com essas vagas para entrada no ensino superior em 2024, os alunos matriculados nas primeiras séries do Ensino Médio devem obrigatoriamente participar das provas deste ano. Isso porque as notas desta primeira edição, e as de 2024, serão  consideradas quando ele estiver na 3ª série.

Alunos de fora

Alunos que não estão matriculados em 2023 nas redes estadual municipais paulistas ou nas Etecs farão as provas em São Paulo, capital. Todas as provas para estudantes de fora serão aplicadas na Escola Estadual Caetano de Campos, localizada na rua João Guimarães Rosa, 111, na Consolação. 

Em todas as unidades de ensino, os portões fecharão 15 minutos antes do início das provas.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.