FARMÁCIA POPULAR RETOMA OFERTA DE MEDICAMENTOS GRATUITOS E EXPANDE SUA ABRANGÊNCIA

Em Brasília, nesta quarta-feira (7), o Governo Federal reiniciou o programa Farmácia Popular do Brasil, visando expandir a oferta de medicamentos gratuitos e credenciar novas unidades em municípios mais vulneráveis. A medida deve aumentar a acessibilidade aos medicamentos antes disponibilizados gratuitamente apenas para asma, hipertensão e diabetes. Outros tratamentos tinham seus preços reduzidos em um modelo de copagamento.
Entre as principais alterações, os 55 milhões de beneficiários do programa Bolsa Família terão acesso a todos os 40 medicamentos do programa gratuitamente. Para isso, basta procurar uma farmácia credenciada com receita médica, documento de identidade e CPF. O vínculo com o Bolsa Família será verificado automaticamente pelo sistema, sem necessidade de registro prévio.
Na nova versão do Farmácia Popular, todas as mulheres poderão obter gratuitamente medicamentos para o tratamento da osteoporose e contraceptivos. Estima-se que cerca de 5 milhões de mulheres no país, que antes arcavam com metade do custo desses medicamentos, serão beneficiadas.
A população indígena também será atendida pelo Farmácia Popular. O objetivo é complementar a assistência farmacêutica básica oferecida nos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI), com a disponibilização gratuita de todos os 40 medicamentos do programa. Um representante da comunidade poderá retirar os medicamentos para evitar deslocamentos, e não será necessário apresentar CPF. A iniciativa começará em um projeto piloto no território yanomami e será gradualmente expandida para outras regiões.
Os medicamentos para asma, hipertensão e diabetes seguem gratuitos para todos os públicos. Novas habilitações foram retomadas, priorizando municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos. Com isso, 811 cidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste, poderão solicitar o credenciamento de unidades.
Espera-se que, com as novas habilitações, o Farmácia Popular possua unidades em 5.207 municípios até o fim do ano, correspondendo a 93% do território nacional.
Ver menos
Veja também
- PREÇOS DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS EM SÃO PAULO MOSTRAM VARIAÇÃO DE ATÉ 969%, INDICA PESQUISA DO PROCON-SP Uma pesquisa do Procon-SP revelou uma variação de até 969%...
- SÃO BERNARDO CONSCIENTIZA POPULAÇÃO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS Ação ocorre nesta quinta-feira (5/5) na Praça da Matriz, com...
- EM HOMENAGEM À SEMANA DAS CRIANÇAS, CHÁCARA SILVESTRE ABRE EXPOSIÇÃO “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA POPULAR” Programação cultural de São Bernardo inclui, ainda, em 12 de...
Notícias relacionadas
Posts recentes
- PROJETO PILOTO COM DRONES AUXILIA POLÍCIA MILITAR NO COMBATE A CRIMES EM SÃO PAULO 9 de abril de 2025
- PASTELARIA DE SÃO BERNARDO VIRALIZA NAS REDES SOCIAIS E É SUCESSO DE VENDAS 9 de abril de 2025
- CARRO FICA PRENSADO ENTRE DOIS ÔNIBUS EM MAUÁ 9 de abril de 2025
- HOMEM EM SURTO AVANÇA EM MORADORES E DANIFICA VEÍCULOS NA VILA SÃO JOSÉ 9 de abril de 2025
- FLAGRANTE: MOTORISTAS DE CAMINHÃO TAPAM PLACAS PARA EVITAR MULTAS NA RUA ALTO DA BELA VISTA 9 de abril de 2025
- HOMEM PEDE NO RECLAME AQUI A DEMISSÃO DA FILHA DE SILVIO SANTOS E SBT RESPONDE: “NÃO SERÁ POSSÍVEL” 9 de abril de 2025
- COM A AJUDA DE CÂMERAS, GCM PRENDE PROCURADO DA JUSTIÇA NA AVENIDA DOS ESTADOS 9 de abril de 2025
- CARRO PRETO PARA AO LADO DE SAVEIRO E FURTA ESTEPE EM PLENA LUZ DO DIA 9 de abril de 2025