FARMÁCIA POPULAR RETOMA OFERTA DE MEDICAMENTOS GRATUITOS E EXPANDE SUA ABRANGÊNCIA

FARMÁCIA POPULAR RETOMA OFERTA DE MEDICAMENTOS GRATUITOS E EXPANDE SUA ABRANGÊNCIA

Em Brasília, nesta quarta-feira (7), o Governo Federal reiniciou o programa Farmácia Popular do Brasil, visando expandir a oferta de medicamentos gratuitos e credenciar novas unidades em municípios mais vulneráveis. A medida deve aumentar a acessibilidade aos medicamentos antes disponibilizados gratuitamente apenas para asma, hipertensão e diabetes. Outros tratamentos tinham seus preços reduzidos em um modelo de copagamento.

Entre as principais alterações, os 55 milhões de beneficiários do programa Bolsa Família terão acesso a todos os 40 medicamentos do programa gratuitamente. Para isso, basta procurar uma farmácia credenciada com receita médica, documento de identidade e CPF. O vínculo com o Bolsa Família será verificado automaticamente pelo sistema, sem necessidade de registro prévio.

Na nova versão do Farmácia Popular, todas as mulheres poderão obter gratuitamente medicamentos para o tratamento da osteoporose e contraceptivos. Estima-se que cerca de 5 milhões de mulheres no país, que antes arcavam com metade do custo desses medicamentos, serão beneficiadas.

A população indígena também será atendida pelo Farmácia Popular. O objetivo é complementar a assistência farmacêutica básica oferecida nos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI), com a disponibilização gratuita de todos os 40 medicamentos do programa. Um representante da comunidade poderá retirar os medicamentos para evitar deslocamentos, e não será necessário apresentar CPF. A iniciativa começará em um projeto piloto no território yanomami e será gradualmente expandida para outras regiões.

Os medicamentos para asma, hipertensão e diabetes seguem gratuitos para todos os públicos. Novas habilitações foram retomadas, priorizando municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos. Com isso, 811 cidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste, poderão solicitar o credenciamento de unidades.

Espera-se que, com as novas habilitações, o Farmácia Popular possua unidades em 5.207 municípios até o fim do ano, correspondendo a 93% do território nacional. 

Ver menos

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo