GOVERNADOR DECRETA GRATUIDADE NOS TRANSPORTES PARA IDOSOS DE 60 A 65 ANOS

Medida vale no metrô, trens, VLT e ônibus intermunicipais do sistema metropolitano
O governador Tarcísio de Freitas publicou, neste sábado (21/01), Decreto 67.455, que regulamenta a Lei nº 17.611, retomando a gratuidade às pessoas entre 60 e 65 anos no transporte coletivo de passageiros administrados pelo Estado de São Paulo.
Com o decreto, o público desta faixa etária poderá usufruir do benefício no metrô, nos trens, no VLT e nos ônibus intermunicipais, por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível. Os cidadãos elegíveis interessados deverão solicitar os cartões nos postos e canais autorizados. O benefício será implementado em até 15 dias.
No sistema metroferroviário, o benefício será por meio do Cartão TOP ou Bilhete Único. Além dos trens e do metrô, o cartão TOP também poderá ser utilizado no sistema de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo. Já no VLT da Baixada Santista e nos demais serviços gerenciados pela EMTU nas Regiões Metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, o benefício será operacionalizado por cartões de bilhetagem eletrônica emitidos pelas concessionárias e/ou permissionárias de cada região. Os detalhes serão publicados por meio de resolução da Secretaria dos Transportes Metropolitanos na próxima semana.
Como solicitar o benefício no Cartão TOP
O passageiro desta faixa etária que já possui um cartão TOP não precisará solicitar outro, apenas encostá-lo em um validador (abelhinhas) nas estações do Metrô, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade e em terminais e ônibus intermunicipais da EMTU para habilitar o benefício.
Para quem ainda não tem o cartão TOP, após a solicitação e chegada do cartão, basta encostar no validador para liberar a gratuidade. A solicitação do cartão TOP pode ser feita via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos estabelecimentos parceiros. No app, é necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e agendar a retirada do cartão. Já para quem preferir agendar o pedido nos locais credenciados (por meio deste link https://vico158.gendo.app/v2/%23/reserve?utm_medium=banner+agendamento&utm_campaign=TOP#/), é necessário levar comprovante de residência e CPF ou RG físico no dia e horário marcados. São mais de 80 locais credenciados e distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo.
Veja também
- COMO VAI FUNCIONAR A GRATUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO PARA IDOSOS ENTRE 60 E 65 ANOS? A partir de 1º de fevereiro, os idosos com idade...
- 500 OBJETOS FORAM ESQUECIDOS POR DIA NOS TRANSPORTES METROPOLITANOS EM 2022 Pia de banheiro, dentaduras e brinquedos eróticos são alguns dos...
- A HISTÓRIA DA TRANS-BUS Sexta-Feira (24/09) marcou o dia em que uma das mais...
Notícias relacionadas
Posts recentes
- MOTORISTA PARA PARA AJUDAR IDOSO NA IMIGRANTES E SOS FALHA; ECOVIAS DIZ QUE EQUIPAMENTO SERÁ CONSERTADO 3 de abril de 2025
- GRAVE ACIDENTE NA AVENIDA DOS ESTADOS DEIXA MOTOCICLISTA FERIDO 3 de abril de 2025
- CABOS SOLTOS E FALTA DE SERVIÇO DEIXAM MORADORES SEM INTERNET E TELEFONE NO JARDIM DAS ORQUÍDEAS 3 de abril de 2025
- SÃO BERNARDO CRIA SELO PARA INCENTIVAR INCLUSÃO DE AUTISTAS NO MERCADO DE TRABALHO 3 de abril de 2025
- ABRIL AZUL: DOCENTE DE MEDICINA DA USCS REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO 3 de abril de 2025
- GCM DE SÃO CAETANO PRENDE HOMEM POR RECEPTAÇÃO E CLONAGEM DE VEÍCULO COM APOIO DO CGE 3 de abril de 2025
- SÃO CAETANO LANÇA O PROGRAMA STARTUP FOR STUDENTS PARA ESTIMULAR EMPREENDEDORISMO EM ESTUDANTES 3 de abril de 2025
- SEBRAE-SP ORIENTA JOVENS DE SANTO ANDRÉ EM BUSCA DO PRIMEIRO EMPREGO 3 de abril de 2025