INVERNO PROMETE MAIS CHUVAS NO SUL E SUDESTE DEVIDO AO FENÔMENO EL NIÑO
Na próxima quarta-feira (21), a chegada do inverno promete mudanças significativas no clima brasileiro, particularmente no Sul e Sudeste, onde a estação deve ser mais chuvosa devido à influência do fenômeno El Niño. Por outro lado, a metade norte do país pode enfrentar um período de seca.
O afastamento do recente ciclone extratropical, que causou vítimas e destruição no Rio Grande do Sul, continua favorecendo o tempo frio e seco que começou neste sábado (17). Prevê-se mínimas de 6C° em Porto Alegre e 7C° em Curitiba na segunda-feira (19). Esperam-se geadas nas três regiões no domingo (18) e segunda-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Climatempo.
As pancadas de chuva devem retornar à capital gaúcha na quarta-feira (21) e quinta-feira (22), com temperaturas máximas que não ultrapassam 20C°, de acordo com o Inmet. No Sudeste, onde as baixas temperaturas têm persistido, são esperadas mínimas de 12C°, 11C° e 10C° em São Paulo na segunda-feira, quarta-feira e quinta-feira, respectivamente.
No caso de Belo Horizonte, a chegada do inverno deve ocorrer com uma mínima de 10C°. O Rio de Janeiro e Vitória têm previsões de mínimas de 15C° e 16C°, respectivamente.
O El Niño é um fenômeno climático que ocorre quando as águas do Pacífico na região equatorial se aquecem mais do que o normal. Essa mudança altera o sistema de ventos em toda a América do Sul, fazendo com que as frentes frias vindas do Sul não avancem além do Sudeste do Brasil. O Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) confirmou a formação do El Niño e prevê seu fortalecimento ao longo do inverno. Este fenômeno pode durar de seis meses a dois anos.
Informações e foto EBC