JUSTIÇA MANDA RENOVAR FROTA DE ÔNIBUS EM RIBEIRÃO PIRES

A Justiça determinou que a empresa Transportadora Turística Suzano (Suzantur), responsável pelo transporte público em Ribeirão Pires, renove parte da frota em circulação na cidade. A decisão liminar foi concedida nesta segunda-feira (1º/9) pela 3ª Vara do município, atendendo a um pedido do Ministério Público.
Segundo a decisão, a empresa tem 60 dias para apresentar um cronograma detalhado e viável para substituição dos veículos e até 120 dias para efetivar a troca dos ônibus com mais de dez anos de uso. Em caso de descumprimento, foi estipulada multa diária de R$ 5 mil.
A ação civil pública foi movida pelo promotor Jonathan Vieira de Azevedo, que apontou que o contrato de concessão firmado entre a Prefeitura e a empresa exige uma frota com idade média de até seis anos, sendo permitidos apenas veículos com até dez anos de uso. No entanto, dados apresentados revelam que a frota atual tem média de 9,4 anos, e 11 dos 40 ônibus em operação ultrapassam o limite contratual.
Para o magistrado Bruno Sakaue, a omissão na renovação da frota potencializa a ocorrência de acidentes e falhas mecânicas, “configurando um perigo que a ordem jurídica não pode tolerar”.
Foto reprodução facebook