PAÍSES INICIAM RETIRADA DE CIDADÃOS DO SUDÃO EM MEIO A CONFRONTOS VIOLENTOS

PAÍSES INICIAM RETIRADA DE CIDADÃOS DO SUDÃO EM MEIO A CONFRONTOS VIOLENTOS

Diante dos crescentes confrontos no Sudão, diversos países iniciaram, em 23 de abril, operações de retirada de seus cidadãos do território sudanês. Nações como Espanha, Líbia e Itália já começaram a organizar esforços de repatriamento, enquanto Reino Unido, França, Turquia e outros países também planejam operações semelhantes.

As tensões no Sudão têm aumentado nas últimas semanas, com intensos combates entre as forças armadas lideradas pelo general Abdel Fattah al-Burhan e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (RSF), comandados pelo general Mohamed Hamdan Dagalo, também conhecido como “Hemedti”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 413 civis morreram e 3.551 ficaram feridos desde o início do conflito.

A situação é particularmente alarmante em Cartum, a capital do Sudão, onde a maioria dos confrontos está ocorrendo. Além das operações de retirada, países como Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido estão aconselhando seus cidadãos no Sudão a permanecerem em locais seguros e a comunicarem sua presença ao Ministério das Relações Exteriores.

Foto 📷 embaixada americana em Cartum

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.