A Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta semana os trabalhos de limpeza e manutenção do Piscinão do Paço, como parte do planejamento de drenagem da cidade. A previsão é que os serviços durem cerca de 20 dias, com a remoção de ao menos 600 toneladas de material orgânico, preparando o espaço para o período de chuvas que se intensifica no verão.

A ação inclui limpeza, desassoreamento e manutenção do reservatório, considerada uma das principais estruturas de combate às enchentes do município. Os resíduos são retirados com auxílio de guindastes e caçambas, e o desassoreamento é feito com transporte interno.

“Temos feito ações permanentes para prevenir acidentes e minimizar os impactos das fortes chuvas, como é o caso da limpeza de piscinões, estações elevatórias, bocas de lobo e córregos”, destacou a prefeita Jessica Cormick.

O serviço é executado por empresa contratada pela Secretaria de Serviços Urbanos, que também fiscaliza as etapas da operação. Segundo o secretário Fernando Longo, o trabalho preventivo é essencial nesta época do ano: “O combate às enchentes não começa no verão. Pelo contrário, é justamente nestes meses que fazemos a manutenção não só do Piscinão aqui do Paço, mas de todos os reservatórios da nossa cidade”.

REFERÊNCIA NACIONAL – O Piscinão do Paço é considerado o maior projeto de drenagem urbana do Brasil, com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água. A água chega ao reservatório por meio de um túnel de 950 metros de extensão, partindo da Alameda Glória até o Paço Municipal.

ACIMA DO RESERVATÓRIO, a população conta com uma esplanada de 24 mil m², que se tornou ponto de lazer e eventos, como o programa Viva o Paço.

As ações fazem parte de uma estratégia contínua da Prefeitura para mitigar impactos de chuvas, incluindo limpeza de córregos, polderes, elevatórias e coleta especial de resíduos.

#chuvas #infraestrutura #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.