SABESP INAUGURA EQUIPAMENTOS QUE RECUPERAM CÓRREGOS E CONTRIBUEM PARA DESPOLUIR RIO PINHEIROS

SABESP INAUGURA EQUIPAMENTOS QUE RECUPERAM CÓRREGOS E CONTRIBUEM PARA DESPOLUIR RIO PINHEIROS

Programa conta com 5 unidades para recuperação de água de afluentes em áreas informais, onde não há viabilidade de implantação de rede de coleta de esgoto

A Sabesp  inaugurou  nesta  segunda-feira  (19/12),  com  a participação do governador Rodrigo Garcia, as cinco Unidades Recuperadoras da  Qualidade das Águas (URs) que integram o programa Novo Rio Pinheiros e que contribuem para a despoluição de córregos e do próprio rio.

 As  URs vão recuperar a água dos córregos Jaguaré, Pirajussara, Cachoeira, Antonico  e  Água  Espraiada. Esses equipamentos são uma solução inovadora adotada  pela  Companhia  para recuperar afluentes do Pinheiros que passam por áreas informais e outros locais onde não há viabilidade de implantação da rede convencional de coleta de esgoto devido à ocupação de imóveis.

“O  Rio  Pinheiros  era  considerado  um  rio  morto  e foi preciso toda a dedicação  do  Governo  do  Estado de São Paulo para tirar esse projeto do papel  e  devolvê-lo  à cidade. Hoje temos mais de 600 mil residências com esgotamento sanitário ligado à Sabesp. Fizemos a concessão das margens e em  breve teremos a Usina São Paulo requalificada com restaurantes, bares, escritórios  e  diversas  opções  de lazer  e  entretenimento para toda a população.  É muito bom poder olhar para trás e ver que um sonho se tornou realidade”, disse Rodrigo Garcia,  durante evento na UR Jaguaré, no Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo.

“As  URs  são equipamentos muito inovadores. São uma solução criativa para áreas onde  a  ocupação  desordenada  das margens dos córregos não deixou espaço  para  que  pudéssemos  implantar  a  infraestrutura tradicional de coleta. Elas vão então remover o esgoto do próprio córrego, melhorando sua
 qualidade  e trazendo benefícios para o meio ambiente, para a sociedade, e contribuindo    para    a    despoluição    do   Pinheiros”,   afirmou   o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga.

Estiveram  presentes  também  no evento na UR Jaguaré o ex-governador João Doria;  os  secretários de Governo, Marcos Penido, e Infraestrutura e Meio Ambiente,   Fernando  Chucre;  o  prefeito  Ricardo Nunes,  entre  outras autoridades.

 As URs
As  cinco  unidades  fazem  a  recuperação da água diretamente do córrego, impedindo  que  a poluição chegue ao Pinheiros. Cada UR capta a água de um afluente  e  a  devolve em seguida ao curso natural em odores e com maior capacidade de abrigar vida aquática.

No  caso  do  Jaguaré,  como esse córrego fica em trecho próximo de onde o Pinheiros deságua no Tietê, o resultado da UR passa a ter impacto positivo inclusive na despoluição do principal rio que corta o Estado de São Paulo.
 A  obra  também  beneficia com mais qualidade de vida a população de cerca de  100  mil  pessoas que vivem no entorno do córrego, além de melhorar as condições da região para toda a sociedade.

As URs fazem parte do programa Novo Rio Pinheiros e juntas vão recuperar 1,5 mil litros por segundo de água dos córregos. O investimento nos cinco equipamentos é de R$ 237 milhões.

Novo Rio Pinheiros
O programa já conectou 650 mil imóveis ao sistema de tratamento de esgoto (22% acima da meta original de 533 mil domicílios). Isso significa que 1,9 milhão de  pessoas passaram a contar com serviços de saneamento básico, o equivalente a toda população da cidade de Curitiba. O Novo Rio Pinheiros é um programa  do  Governo  do  Estado  de  São  Paulo sob a coordenação da Secretaria  de  Infraestrutura  e Meio Ambiente, que visa a despoluição do rio,  integrando-o  de  volta  à  cidade e ao dia a dia de seus moradores.


 Desde que o desafio foi iniciado, em 2019, a Sabesp enviou para tratamento mais  de  58  bilhões de litros de esgoto – correspondente ao volume de 23 mil  piscinas olímpicas.

Tagged:

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo