SÃO BERNARDO REGISTRA PONTAPÉ INICIAL EM PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO JUNTO AO SENAC

SÃO BERNARDO REGISTRA PONTAPÉ INICIAL EM PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO JUNTO AO SENAC

Prefeito Orlando Morando participou de aula inaugural do projeto, que abre 594 vagas de cursos gratuitos

A Prefeitura de São Bernardo, gerida por Orlando Morando, registrou nesta sexta-feira (8/4) aula inaugural da reedição do Programa Qualifica Mais São Bernardo, consolidado em convênio com o Senac, o que envolve a abertura de 594 vagas de cursos de qualificação profissional no primeiro semestre deste ano – todas preenchidas. O evento se deu no Teatro Cacilda Becker, atraindo cerca de 250 pessoas. A ação integra o projeto que totaliza a formação de 21 turmas, com objetivo de promover a capacitação àqueles que buscam recolocação no mercado de trabalho ou empreender.

Mediante inscrição prévia, o pontapé inicial dos cursos ocorre nesta segunda-feira (11), com o título de formação básica em confeitaria, um dos mais procurados da grade selecionada. A programação foi elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, em conjunto com o Senac, baseada em estudo de demanda de mercado. As atividades serão ministradas no complexo do Cenforpe, incluindo o restaurante-escola, e na unidade do Senac (Avenida Senador Vergueiro, 400 – Centro).

“É sempre alegria participar do começo dos cursos, está entre as situações que mais me entusiasma no poder público. O programa proporciona transformação, em conjunto com o Senac, que é uma grife da educação, e o efeito desta parceria rende grandes frutos. Desta forma é que se muda a história das pessoas, dando contribuição para capacitação profissional. Quem se qualifica fica mais perto de conquistar o emprego e quem está empregado tem sua independência, dignidade, é sinônimo de paz”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Os cursos são relacionados às áreas de gastronomia, informática, beleza e administrativo. A grade foi viabilizada via convênio com o Senac, no valor de R$ 601 mil, em acordo que abrange também contrapartida de vagas por parte da instituição de ensino. O chefe do Executivo de São Bernardo reforçou que pelo fato de o Senac ser entidade de excelência traz segurança em fazer o investimento. “Temos compromisso de gestão de fomentar a geração de emprego e renda na cidade. Houve transformação industrial, robotização. Por outro lado, ampliou a oferta de vagas em serviços, vem crescendo oportunidades em logística com a chegada do Rodoanel. Dentro desta transição, as pessoas precisam se modernizar, aumentar capacitação.”

Entre os cursos, formação básica em confeitaria, organizador de eventos, básico em computação, técnicas de manicure e pedicure, básico em logística, rotinas de departamento pessoal, logística, marketing e vendas, assistente de RH, recreador, camareira em meios de hospedagem, empreendedor em pequenos negócios, assistente administrativo, além de novidades na grade, como almoxarife, auxiliar de operações logísticas, e-commerce do planejamento à execução e cardápio de botequim.

Cerca de 5.000 moradores já se formaram desde 2017 no programa de qualificação. Coordenadora do Senac São Bernardo, Camila Finardi pontuou que o número é mostra do sucesso da parceria. “São 5 mil famílias impactadas diretamente com a força da educação. É satisfação trabalhar com a equipe da Prefeitura. A programação foi atualizada com a renovação da demanda de mercado, levando uma grade sempre com muito potencial. E serão 1.200 vagas até o fim do ano, incluindo o período do segundo semestre.”

INSCRIÇÕES – O término do prazo de inscrições on-line, preliminarmente, se deu em 1º de abril, estendendo-se até o dia 7 para vagas remanescentes. A participação exige ter, no mínimo, 18 anos e residir em São Bernardo.

“Vale a pena constatar a construção e consolidação desta parceria com o Senac, tudo muito bem organizado, cursos de qualidade e professores preparados. O convênio do porte do Senac dá condições de melhorar os números de emprego e abertura de negócios em São Bernardo, conforme pode ser verificado pela liderança da cidade no levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados)”, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami. O balanço feito pelo Ministério da Economia aponta que o município teve saldo positivo de 2.358 novos postos de trabalho criados em fevereiro. O cálculo dos últimos 12 meses mostra saldo positivo de 10.842 empregos formais.

Tagged: , , , , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.