SÃO BERNARDO REGISTRA PONTAPÉ INICIAL EM PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO JUNTO AO SENAC
SÃO BERNARDO REGISTRA PONTAPÉ INICIAL EM PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO JUNTO AO SENAC clique aqui e ouça a matéria

Prefeito Orlando Morando participou de aula inaugural do projeto, que abre 594 vagas de cursos gratuitos

A Prefeitura de São Bernardo, gerida por Orlando Morando, registrou nesta sexta-feira (8/4) aula inaugural da reedição do Programa Qualifica Mais São Bernardo, consolidado em convênio com o Senac, o que envolve a abertura de 594 vagas de cursos de qualificação profissional no primeiro semestre deste ano – todas preenchidas. O evento se deu no Teatro Cacilda Becker, atraindo cerca de 250 pessoas. A ação integra o projeto que totaliza a formação de 21 turmas, com objetivo de promover a capacitação àqueles que buscam recolocação no mercado de trabalho ou empreender.

Mediante inscrição prévia, o pontapé inicial dos cursos ocorre nesta segunda-feira (11), com o título de formação básica em confeitaria, um dos mais procurados da grade selecionada. A programação foi elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, em conjunto com o Senac, baseada em estudo de demanda de mercado. As atividades serão ministradas no complexo do Cenforpe, incluindo o restaurante-escola, e na unidade do Senac (Avenida Senador Vergueiro, 400 – Centro).

“É sempre alegria participar do começo dos cursos, está entre as situações que mais me entusiasma no poder público. O programa proporciona transformação, em conjunto com o Senac, que é uma grife da educação, e o efeito desta parceria rende grandes frutos. Desta forma é que se muda a história das pessoas, dando contribuição para capacitação profissional. Quem se qualifica fica mais perto de conquistar o emprego e quem está empregado tem sua independência, dignidade, é sinônimo de paz”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Os cursos são relacionados às áreas de gastronomia, informática, beleza e administrativo. A grade foi viabilizada via convênio com o Senac, no valor de R$ 601 mil, em acordo que abrange também contrapartida de vagas por parte da instituição de ensino. O chefe do Executivo de São Bernardo reforçou que pelo fato de o Senac ser entidade de excelência traz segurança em fazer o investimento. “Temos compromisso de gestão de fomentar a geração de emprego e renda na cidade. Houve transformação industrial, robotização. Por outro lado, ampliou a oferta de vagas em serviços, vem crescendo oportunidades em logística com a chegada do Rodoanel. Dentro desta transição, as pessoas precisam se modernizar, aumentar capacitação.”

Entre os cursos, formação básica em confeitaria, organizador de eventos, básico em computação, técnicas de manicure e pedicure, básico em logística, rotinas de departamento pessoal, logística, marketing e vendas, assistente de RH, recreador, camareira em meios de hospedagem, empreendedor em pequenos negócios, assistente administrativo, além de novidades na grade, como almoxarife, auxiliar de operações logísticas, e-commerce do planejamento à execução e cardápio de botequim.

Cerca de 5.000 moradores já se formaram desde 2017 no programa de qualificação. Coordenadora do Senac São Bernardo, Camila Finardi pontuou que o número é mostra do sucesso da parceria. “São 5 mil famílias impactadas diretamente com a força da educação. É satisfação trabalhar com a equipe da Prefeitura. A programação foi atualizada com a renovação da demanda de mercado, levando uma grade sempre com muito potencial. E serão 1.200 vagas até o fim do ano, incluindo o período do segundo semestre.”

INSCRIÇÕES – O término do prazo de inscrições on-line, preliminarmente, se deu em 1º de abril, estendendo-se até o dia 7 para vagas remanescentes. A participação exige ter, no mínimo, 18 anos e residir em São Bernardo.

“Vale a pena constatar a construção e consolidação desta parceria com o Senac, tudo muito bem organizado, cursos de qualidade e professores preparados. O convênio do porte do Senac dá condições de melhorar os números de emprego e abertura de negócios em São Bernardo, conforme pode ser verificado pela liderança da cidade no levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados)”, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami. O balanço feito pelo Ministério da Economia aponta que o município teve saldo positivo de 2.358 novos postos de trabalho criados em fevereiro. O cálculo dos últimos 12 meses mostra saldo positivo de 10.842 empregos formais.

Tagged: , , , , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content