SÃO CAETANO LANÇA JARDIM TERAPÊUTICO PARA PROMOVER SAÚDE EMOCIONAL DE IDOSOS

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), acaba de lançar um projeto inovador, o Jardim Terapêutico, voltado à promoção da saúde emocional e do bem-estar da população idosa. A iniciativa acontece nos CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação) e é direcionada a pacientes encaminhados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e pelo setor de Neurologia da rede municipal.
O grande diferencial do projeto é no acolhimento de idosos que não alcançaram avanços devastadores com a psicoterapia tradicional ou em grupos terapêuticos surpreendentes. Por meio de sessões semanais, realizadas às sextas-feiras, os participantes vivenciam atividades sensoriais, lúdicas e terapêuticas em contato com a natureza.
“Durante os encontros, ganhei os cinco sentidos com brincadeiras, jogos, pintura, conversas e o cultivo de plantas. As mudas são doações, e os materiais terapêuticos são confeccionados pelo grupo Art Sênior, composto por voluntários que apoiam as sessões semanalmente”, explica Adriana Martini, coordenadora do projeto Art Sênior.
De acordo com a psicóloga Márcia Neves, do CISE Moacyr Rodrigues, os efeitos positivos são visíveis. “A jardinagem e as propostas dinâmicas contribuíram significativamente no tratamento de casos de ansiedade, Alzheimer e outros transtornos neurológicos. Observamos melhorias na autoestima, no autocuidado e na excitação pela vida”, afirma.
Com foco na humanização do atendimento e na qualidade de vida, o Jardim Terapêutico já se destaca como uma estratégia eficaz de prevenção e tratamento de doenças crônicas e desequilíbrios emocionais, como depressão e estresse.
Ao final do ciclo de sessões, os idosos serão convidados a integrar outras atividades promovidas pelos CISEs, respeitando seus interesses e ampliando as possibilidades de socialização, autonomia e bem-estar.