TEREZA DELTA

No dia internacional da mulher, vamos contar a história de uma das mulheres mais, digamos assim, emblemáticas da história politica de São Bernardo do Campo.
Tereza Delta
Nascida no então município de Santo Amaro, hoje parte da cidade de São Paulo, em 02 de novembro de 1919. É irmã do Dr. Antônio Mangabeira Pereira, fundador e primeiro proprietário da Escola Técnica Paulista de Agrimensura. Casou-se com Maurício Caetano de Castro, com quem teve três filhos. Possuiu e dirigiu o Instituto de Beleza Delta, situado no Bairro da Luz, em São Paulo.
Por volta do ano de 1943, Tereza veio residir em São Bernardo, instalando-se em uma chácara existente na confluência das estradas do Mar e Vergueiro, onde se produzia um leite de boa qualidade.
Tereza popularizou-se como mulher decidida, capaz de invadir armazéns e obrigar proprietários a colocarem na porta os gêneros alimentícios que estavam escondidos, graças a essas providências extinguiu-se o chamado “câmbio-negro” de óleo, banha e açúcar na cidade.
Entre 1946 e 1947, abraçou a campanha de Adhemar de Barros para governador do Estado de São Paulo, e na cidade apoiou o movimento popular de protesto contra a prefeitura, diante dos problemas de falta de açúcar, óleo e outros gêneros, granjeando as simpatias gerais. Adhemar de Barros, depois de eleito e empossado governador, afastou Wallace Simonsen da prefeitura e nomeou como prefeita Tereza, que tomou posse em 11 de abril de 1947. Foi a segunda prefeita do Brasil. Ficou até o final do ano de 1947 no cargo.
De 1948 a 1951 foi presidente da Câmara Municipal de São Bernardo. Como vereadora recebeu o maior índice percentual de votos registrados na história de São Bernardo. Em 1951 se afastou para assumir uma cadeira na Assembleia Estadual, para onde fora eleita deputada, exercendo o mandato de 1951 a 1955. Durante esse mandato foi responsável pela criação do Instituto de Educação João Ramalho (que foi instalado em sua antiga residência), pela construção do prédio do Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz e do viaduto do Km 23 da Anchieta e também pela conclusão pelo Estado das obras do Hospital Padre Anchieta.
Em 1960, exerceu novamente mandato de Deputada Estadual, como suplente convocada para vaga temporária na Assembleia Legislativa do Estado.
Após se retirar da política, continuou a se dedicar às atividades de microempresária. Em vida, recebeu o título de “Cidadã Emérita” de São Bernardo do Campo, honraria aprovada pela unanimidade dos vereadores da Câmara Municipal.
Faleceu em 6 de Agosto de 1993.





Veja também
- CAMINHÃO DE CERVEJA PEGA FOGO NO VIADUTO TEREZA DELTA Seguidores registraram caminhão pegando fogo, na noite deste sábado (03),...
- A HISTÓRIA DE NEWTON MONTEIRO DE ANDRADE A famosa “rua do INSS” e agora faz ligação entre...
- SÃO BERNARDO ENTREGA ÚLTIMA ETAPA DO COMPLEXO VIÁRIO TEREZA DELTA ...
Notícias relacionadas
Posts recentes
- QUEDA DE ENERGIA AFETA SANTA TEREZINHA EM SÃO BERNARDO 5 de abril de 2025
- ALUNA DE 13 ANOS É ALVO DE RACISMO EM ESCOLA ESTADUAL DE SÃO BERNARDO 5 de abril de 2025
- CAMINHADA CONEXÃO AZUL REÚNE 1.300 PESSOAS EM SÃO BERNARDO PELO AUTISMO 5 de abril de 2025
- ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO NA PERY RONCHETTI 4 de abril de 2025
- CHUVAS CAUSAM PONTOS DE ALAGAMENTOS EM DIADEMA E MURO DE ESCOLA DESABA 4 de abril de 2025
- TRÂNSITO INTENSO EM DIVERSOS PONTOS DE SÃO BERNARDO 4 de abril de 2025
- INFLUENCIADOR VAI PASSEAR COM JIBOIA EM SHOPPING E ACABA EXPULSO 4 de abril de 2025
- GOVERNO ANTECIPA 13º SALÁRIO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS PARA ABRIL E MAIO 4 de abril de 2025
Vídeos no YouTube
-
PREFEITO DE SÃO BERNARDO DIZ QUE CIDADE SEGUE EM ESTADO DE ALERTA E COM TODOS EM CAMPO
-
PISCINA CAI DE CARRETA NO RODOANEL SENTIDO INTERIOR; SPMAR AUXILIA NA REMOÇÃO
-
MORADORA DA PAULICÉIA REALIZA SONHO DE ANDAR EM VIATURA DA POLÍCIA MILITAR
-
BICHO-PREGUIÇA É FILMADO ATRAVESSANDO A ESTRADA DO BARALDI, EM SÃO BERNARDO
-
INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES NO JABAQUARA MOBILIZA 20 VIATURAS DOS BOMBEIROS
-
INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES NO JABAQUARA MOBILIZA 20 VIATURAS DOS BOMBEIROS
-
BAZAR EM SÃO BERNARDO
-
Lá vem chuva