UM CAMINHÃO DE LIXO NOS OCEANOS A CADA MINUTO, ALERTA ONU

UM CAMINHÃO DE LIXO NOS OCEANOS A CADA MINUTO, ALERTA ONU

No Dia Internacional de Desperdício Zero, o secretário-geral da ONU, António Guterres, chamou atenção para a conscientização da importância de padrões sustentáveis de consumo e produção. Anualmente, 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos são gerados, sendo que 33% não têm tratamento adequado – o equivalente a um caminhão de lixo cheio de plástico despejado nos oceanos a cada minuto.

Guterres destacou que 10% das emissões globais de gases de efeito estufa são provenientes do cultivo, armazenamento e transporte de alimentos não utilizados. Para reverter essa situação, é necessário investir em sistemas e políticas modernas de gerenciamento de resíduos, incentivando a reutilização e reciclagem de itens variados.

O secretário enfatizou a necessidade de “declarar guerra ao lixo” e instou os consumidores a agirem de forma consciente, além de cobrar das empresas contribuições para uma “economia circular e sem desperdício”. A ONU indica que o setor de resíduos está inserido na crise planetária tripla: mudança climática, perda de biodiversidade e poluição.

Os objetivos das iniciativas de desperdício zero visam proteger o meio ambiente, aumentar a segurança alimentar e promover a saúde e o bem-estar humanos. A Estratégia Global para Consumo e Produção Sustentáveis pode orientar essa transição, propondo metas sustentáveis de consumo e produção em todos os setores até 2030.

Segundo dados da ONU, a humanidade gera cerca de 2,24 bilhões de toneladas de resíduos sólidos anualmente, com apenas 55% sendo gerenciados adequadamente. Aproximadamente 931 milhões de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados por ano, e até 14 milhões de toneladas de resíduos plásticos entram nos ecossistemas aquáticos.

*Com informações da ONU News

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo