FRANÇA PROÍBE TIKTOK E NETFLIX EM CELULARES DE TRABALHO DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

FRANÇA PROÍBE TIKTOK E NETFLIX EM CELULARES DE TRABALHO DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

O governo francês proibiu a instalação e o uso de aplicativos recreativos, como TikTok e Netflix, nos celulares de trabalho dos 2,5 milhões de funcionários públicos, alegando “riscos de cibersegurança para a proteção dos dados dos servidores e da administração”. Diversos governos e instituições ocidentais já restringiram ou proibiram o uso do TikTok em telefones corporativos.

A lista de aplicativos banidos inclui jogos como Candy Crush, plataformas de streaming como Netflix e redes sociais como TikTok e Twitter. A proibição, enviada aos ministérios por instrução normativa, entra em vigor imediatamente e não se aplica a telefones pessoais.

Funcionários que desejem utilizar aplicativos proibidos para fins institucionais devem solicitar permissão ao departamento de informática do respectivo ministério ou órgão público. Ainda não há um sistema unificado de sanções para violações da proibição. Medidas punitivas serão decididas individualmente pelos ministérios ou organismos.

Governos dos EUA, Canadá, Reino Unido e Comissão Europeia também proibiram recentemente o uso do TikTok em telefones de trabalho. A medida está relacionada à lei chinesa de 2017, que exige que empresas locais forneçam dados pessoais relevantes para a segurança nacional, quando solicitado pelas autoridades.

O porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, afirmou que o governo chinês “nunca pediu e nunca pedirá a alguma empresa ou indivíduo que recolha ou entregue dados do estrangeiro que violem as leis locais”.

Foto créditos Freepik

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo