VENDAS DE CARNE BOVINA À CHINA SUSPENSAS APÓS CONFIRMAÇÃO DE CASO DE VACA LOUCA NO PARÁ

VENDAS DE CARNE BOVINA À CHINA SUSPENSAS APÓS CONFIRMAÇÃO DE CASO DE VACA LOUCA NO PARÁ

As exportações de carne bovina à China serão suspensas a partir de amanhã (23) devido à confirmação de um caso de mal da vaca louca no Pará, como informado pelo Ministério da Agricultura na noite de hoje (22). Embora a suspensão siga o protocolo sanitário entre os dois países, o ministério esclareceu que não há risco para o consumo.

O caso envolveu um animal macho de nove anos, criado em pasto sem ração, em uma pequena propriedade em Marabá (PA), cuja carcaça foi incinerada no local e a fazenda interditada pelo governo do Pará em caráter preventivo. O Ministério da Agricultura já comunicou à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), e as amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá, que poderá confirmar se o caso é atípico, sem risco de transmissão para outros bovinos e para humanos.

O ministro Carlos Fávaro reiterou que todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação e que o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da carne brasileira.

Vale lembrar que esta é a segunda vez em um ano e meio que o Brasil suspende a exportação de carne bovina à China. Em 2021, o país asiático, maior comprador de carne do Brasil, suspendeu as compras após dois casos atípicos em Minas Gerais e em Mato Grosso. Até hoje, o Brasil não registrou casos clássicos de vaca louca, provocados pela ingestão de carnes e pedaços de ossos contaminados.

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo