UM ESTÁDIO NA RUA MARECHAL DEODORO

UM ESTÁDIO NA RUA MARECHAL DEODORO

Você já deve ter passado pela Rua Marechal Deodoro, próximo à Avenida Francisco Prestes Maia, sentido Centro, e notado, ao lado esquerdo, uma faixa com o escrito “Estádio Ítalo Setti”. Mas você sabia que existia um estádio nesse local?

Sim, um estádio com cabine de imprensa, arquibancada e, em áreas adjacentes, quadras de vôlei e basquete, entre outras.

Na época, não existiam a Avenida Brigadeiro Faria Lima nem a Avenida Francisco Prestes Maia. O Estádio Ítalo Setti recebia os jogos do Esporte Clube São Bernardo.

Em 1969, a desapropriação de mais da metade da área de seu campo, devido às obras da Avenida Faria Lima, fez com que o clube se afastasse do futebol. No local, foi construído um ginásio, que se tornou palco de jogos de basquete e futsal, além de abrigar diversos bailes, principalmente de carnaval.

O terreno onde ficava o estádio foi uma doação de ÍTALO SETTI, que fez duas exigências: manter seu nome como nome do estádio e garantir que o E.C. São Bernardo continuasse suas atividades. Por isso, até hoje, a fachada mantém o nome “Estádio Ítalo Setti”, mesmo sem o estádio no local.

Atualmente, o espaço abriga uma igreja, e o E.C. São Bernardo manda seus jogos no Estádio Municipal Giglio Portugal Pichinin, o Baetão. O clube tem a concessão desse estádio até 2034.

Foto: Esporte Clube São Bernardo x Santos Futebol Clube. Estádio Ítalo Setti. Taça IV Centenário de São Bernardo do Campo. Data do jogo: 20/08/1953. Placar: 6 a 1 para o Santos.

Foto de Beltran Asêncio. Acervo do Centro de Memória de São Bernardo do Campo.

#história#futebol#saobernardo#memória

UM ESTÁDIO NA RUA MARECHAL DEODORO

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.