A HISTÓRIA DA AVENIDA DO TABOÃO EM SÃO BERNARDO

A Avenida do Taboão, em seu trecho mais oriental, entre a Av. Dr. Rudge Ramos e o cruzamento com a Rua Luiz Feriani, é parte de um antigo caminho que já existia na virada do século passado. Esse trajeto fazia a ligação entre a antiga Estrada do Mar e uma rota que seguia em direção às regiões da Saúde e Vila Mariana, em São Paulo, hoje conhecida como Estrada da Água Funda.

Além desse trecho da Avenida do Taboão, também fazem parte desse antigo caminho a Rua Luiz Feriani, no Bairro Suisso, e a Avenida dos Ourives, já no território paulistano.

O trecho mais a oeste da Avenida do Taboão surgiu depois, na década de 1920, durante o lançamento do loteamento da Vila Santa Luzia. Alfredo Bernardo Leite, que era dono de uma pedreira e de uma fonte de água mineral na região, mandou abrir a via para ligar suas propriedades, localizadas na atual Vila Marques (Diadema), até a parte mais antiga da estrada, na altura do Bairro Suisso, passando pela Vila Santa Luzia.

Nessa época, toda a rota chegou a ser chamada de “Estrada da Represa”, por causa de um açude que existia na Chácara de Arthur Rudge Ramos, onde mais tarde funcionaria a fábrica da Ford. Mas, cerca de vinte anos depois, o nome foi substituído por Estrada do Taboão, que antes designava outro caminho mais ao sul, entre os córregos da Canhema e do Taboão, atravessando os terrenos do Sítio Paulicéia.

No início, os loteamentos ao redor da Estrada do Taboão cresceram de forma lenta. As poucas casas ficavam principalmente na própria estrada e na futura Avenida Alfredo Bernardo Leite, sendo algumas delas moradias de trabalhadores de olarias que pertenciam ao próprio Bernardo Leite.

Apenas por volta de 1950, quando a pedreira e a fonte de água mineral já estavam desativadas, o ritmo de ocupação da região aumentou. Áreas foram reloteadas, o bairro começou a se modernizar, a rede elétrica chegou e a primeira linha de ônibus começou a circular, mesmo com a via ainda sem pavimento.

O asfalto só veio com as reformas a partir de 1964, que também alinharam e alargaram a estrada. Após essas obras e com o avanço da urbanização, a via deixou de ser chamada de estrada e passou a ter o nome oficial de Avenida do Taboão, por meio do decreto 3476, de 1973.

📚 Pesquisa e acervo: Centro de Memória de São Bernardo

#HistóriaSBC #Taboão #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.