A HISTÓRIA DO CHOPPAPO
A HISTÓRIA DO CHOPPAPO clique aqui e ouça a matéria


Segundo a Junta Comercial do Estado de São Paulo, a Lanchonete Choppapo LTDA. teve início em 05/04/1984 na Rua Jurubatuba nº 750, entre a Alameda Glória e a Rua Djalma Dutra, local onde hoje passará a ligação da Avenida Francisco Prestes Maia com a Avenida Newton Monteiro de Andrade.

Mas como casa de shows, o Choppapo deu início em 1987. Grupos de samba e pagode marcavam ponto no local. Alguns como Zeca Pagodinho, Reinaldo, Fundo de Quintal. O local também via surgir um grupo que ficaria muito famoso nos anos 90. Exalta Samba.

Funcionou na Rua Jurubatuba até o ano de 1989. Em 1988, o Irmão Coco Material de Construção tem decretada a falência e o local, na Praça Samuel Sabatini, seria o futuro local do Choppapo.

Já no novo local, além do samba e pagode, o Choppapo abre espaço para os grupos de Rap em festas comandadas pela Chic Show. Com isso começa a atrair um outro público, na sua maioria da periferia tanto de São Bernardo quanto de outras localidades.

E foi assim até fechar as portas em 1997. Ainda reabriria em outro local, na Avenida Brigadeiro Faria Lima número 2335, entre a Praça Brasil e o Terminal Ferrazópolis. Mas durou pouco tempo.

O local onde ficava o Choppapo, no Paço Municipal seria demolido e em seu local foi erguido um templo da Igreja Universal do Reino de Deus.

Curiosidades.

* Quando se mudou para o antigo local onde funcionava o Irmão Coco Material de Construção, foi aberto um novo CNPJ com  nome de Choppapo Produções Artísticas, com endereço na Rua Waldemar Campanha, 48. Antidio Augusto Rodrigues e Rosana Dias eram os sócios. Rosana Dias sai em 1995 para a entrada de Maria Celeste Rodrigues Oliveiros e em 1997 muda a sede para Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2335, local onde foi anunciado como “novo” Choppapo. A última alteração no CNPJ na Junta Comercial foi em 2001.

* O nome Choppapo foi usado em outros CNPJ’s. Serviço de cobrança, gravadora e factoring fomento mercantil com sede em São Bernardo do Campo, uma choperia em São José dos Campos e uma lanchonete no Guarujá.

* O Choppapo também lançou duas coletâneas em LP. O primeiro em 1992 e o segundo em 1994. Eliana de Lima, Exaltasamba e Katinguelê eram os artistas que participaram nesta coletânea.

*****************************
Ednilson Teixeira
Batateiro.
Pesquisador das curiosidades da cidade.
Administrador do grupo de Fotos Antigas de São Bernardo do Campo
Autor do livro Fotos Antigas de São Bernardo do Campo – Álbum Ilustrado (para adquirir o livro entre neste link https://www.facebook.com/groups/1698118567066852/posts/2848207008724663/).
MTB n° 0089656/SP
*****************************

Fotos: Centro de Memória de S.B.C., Adamo Bazzani, @choppapooficial, Mauricio dos Santos, Boia Fria Produções, Hugo Romano e Lupércio Lamartine.

Fontes:

Pesquisas na JUCESP entre os dias 20/12/2021 e 22/12/2021. Twitter da Bia Fria Produções e perfil do Choppapo no Facebook.

Tagged: , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content