A MAGNÓLIA DA MARECHAL
A MAGNÓLIA DA MARECHAL clique aqui e ouça a matéria
Na Rua Marechal Deodoro há uma agência da Caixa Econômica Federal com o nome de “agência Magnólia”. Além dela, há uma agência dos Correios na Avenida Brigadeiro Faria Lima com o nome de “agência Magnólia”. Para os moradores mais antigos tinha um trecho da Rua Marechal Deodoro chamado de “Magnólia”. Hoje contaremos a história por trás deste nome.
No final do século XIX e início do século XX, a Rua Marechal Deodoro era, além de principal via da antiga Villa de São Bernardo, era parte integrante do antigo Caminho do Mar, rota para quem ia para o litoral. E no
final da rua* tinha um “pouso” para descanso chamado Recreio Magnólia, também conhecido como Callisto Trombetti. Tinha este nome por causa de uma árvore. A Magnólia (Magnolia grandiflora) – espécie exótica natural da América do Norte, foi a primeira árvore notável de São Bernardo do Campo. Pertencia a Aristides Zanella e sua esposa, Zelinda Zanella que dá nome a uma rua mais a frente. O local recebia muitos visitantes ilustres, artistas, autoridades e turistas que ali paravam antes de seguir viagem para o Alto da Serra ou a Santos.
Era uma referência na Villa. Foi saída das antigas jardineiras da Empresa Setti e Tosi, que deu origem a Viação ABC, sentido Santo André.
Mas com a construção da Via Anchieta, o Recreio Magnólia entrou em decadência. O movimento foi caindo e fechou na década de 50. O antigo restaurante e pouso foi demolido, ficando a árvore que em outra época dera nome ao local.
Em 1960 a Magnólia foi cortada. Era época de transição na prefeitura. Estava saindo Aldino Pinotti na sua primeira administração para a entrada de Lauro Gomes para sua segunda administração. A derrubada causou indignação na população e foi notícia nos jornais da época. Contam alguns que essa derrubada causou uma briga entre os “dois” prefeitos. Lauro teria ligado para Pinotti reclamando da derrubada da árvore e Pinotti respondendo que não sabia da derrubada pois estava viajando.
No local foram construídos vários salões comerciais. Ficava de frente a atual Rua Armando Sales de Oliveira, ou se preferir, a rua do posto de gasolina.
E assim contamos a história da origem do nome Vila Magnólia.
*A Rua Marechal Deodoro, assim como a Avenida Brigadeiro Faria Lima, se iniciam no Paço Municipal e terminam no Ferrazópolis.
*****************************
Ednilson Teixeira
Batateiro.
Pesquisador das curiosidades da cidade.
Admin do grupo de Fotos Antigas de São Bernardo do Campo
Autor do livro Fotos Antigas de São Bernardo do Campo – Álbum Ilustrado.
Contanto aos pouco histórias da Rua Marechal Deodoro
MTB n° 0089656/SP
*****************************
Fotos: Centro de Memória de S.B.C. e Carlos El Saif Solrac (mapa).
Tagged: , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content