AOS 109 ANOS, MORRE O MEMORIALISTA JOÃO GAVA
AOS 109 ANOS, MORRE O MEMORIALISTA JOÃO GAVA clique aqui e ouça a matéria

Morreu nesta quarta-feira (27/04), o memorialista João Gava, em Santos, aos 109 anos.

Gava era marceneiro aposentado e colaborou por anos com o Centro de Memória de São Bernardo. Ele foi enterrado no início da tarde de ontem, no Cemitério de Vila Euclides.

A Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo emitiu nota lamentando a morte do ilustre colaborador.

“Hoje a memória de São Bernardo ficou um pouco mais pobre: faleceu aos 109 anos, recém completados, João Gava, ilustre colaborador do Serviço de Memória de São Bernardo do Campo.


João Gava, um dos homens mais longevos da história da cidade, nasceu no antigo Bairro dos Meninos (Rudge Ramos) em 26 de abril de 1913. Filho de um carroceiro e uma camponesa, João se casou três vezes e teve um filho, Antonio, já falecido.


Nestes tempos mais recentes, a vitalidade que mantinha mesmo após completar um século de existência se tornaria notória e ele ganharia espaço em veículos da imprensa regional, trazendo suas ricas experiências a um vasto público.


Também se tornou um assíduo colaborador do Centro de Memória de São Bernardo, compartilhando, em reuniões mensais, suas histórias sobre os mais variados assuntos com outros antigos moradores, por meio do projeto Conversas de Memória. Reuniões sempre registradas em vídeo, para que essas experiências únicas possam atravessar gerações.” diz o comunicado.

Tagged: , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content