BUTANTAN RECRUTA VOLUNTÁRIOS PARA TESTES DA BUTANVAC EM QUATRO ESTADOS BRASILEIROS
O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, está em busca de voluntários para os testes clínicos da fase 2 e 3 da vacina ButanVac contra a Covid-19. As inscrições estão abertas para participantes em três estados e no Distrito Federal: São Caetano, Serrana, Valinhos e a capital em São Paulo; Rio de Janeiro e Volta Redonda no Rio de Janeiro; Recife em Pernambuco e Brasília no Distrito Federal.
Para se candidatar como voluntário, o indivíduo deve ter mais de 18 anos, ter recebido quatro doses de qualquer vacina contra a Covid-19 e ter condições médicas estáveis. A última dose da vacina deve ter sido administrada entre quatro e oito meses antes.
Os estudos da fase 3 começarão somente após as primeiras análises da fase 2, com os participantes tendo o mesmo perfil.
A ButanVac é uma vacina desenvolvida com um vírus modificado da doença de Newcastle, que contém a proteína Spike estabilizada do SARS-CoV-2. Como o vírus infecta aves e é inofensivo para os humanos, ele se replica eficientemente em ovos de galinhas embrionados – a mesma tecnologia utilizada na vacina contra a influenza.
Esta técnica, além de ser econômica e amplamente utilizada, é uma especialidade do Instituto Butantan, que produz anualmente 80 milhões de vacinas contra a gripe usando essa tecnologia.
Os estudos da fase 1, concluídos em fevereiro de 2022, indicaram que a vacina é segura e imunogênica, ou seja, capaz de induzir a produção de anticorpos.
Os interessados em participar dos testes devem se inscrever nos centros participantes. A lista completa pode ser encontrada em: https://butanvac.butantan.gov.br/inscreva_se.php