FONTE LUMINOSA PRINCESA ISABEL
FONTE LUMINOSA PRINCESA ISABEL clique aqui e ouça a matéria
História da Fonte Luminosa Princesa Isabel localizada na Praça Lauro Gomes

Quando inaugurada, a Praça Lauro Gomes foi dividida em duas partes. Com uma rua cortando a praça ao meio, a praça teve o seu lado direito, de quem entra na praça pela Rua Marechal Deodoro, urbanizado por Lauro Gomes. O lado esquerdo foi urbanizado por Aldino Pinotti.

Foi neste lado esquerdo que foi construída a Fonte Luminosa Princesa Isabel, a Redentora. Foi inaugurada na noite de 9 de março de 1956 por Aldino Pinotti. Foi saudada na imprensa local como a maior fonte luminosa do Estado, podendo produzir até 144 cores diferentes. Os trabalhos de revestimento e decoração da obra ficaram a cargo da empresa LONPI S.A., que revestiu a fonte com pastilhas fornecidas pela Vidrotil.

A região onde foi construída a fonte, tinha o nome de Largo do Governo, uma denominação que vinha do tempo do Império.

Com o tempo a Praça foi se modificando. Foi cercada, foi criada uma feira de artesanato e depois de anos retirada. Ficou deteriorada por muito tempo. A fonte luminosa, que sempre serviu de paisagem para fotos familiares, também foi se deteriorando. Ficou por anos parada, sem funcionar. Passou por uma reforma em 2017, assim como a praça toda.

A última vez que fui na praça e vi a fonte, ela estava funcionando. Foi no começo de fevereiro. Da próxima vez vou observar melhor, nem que seja pelas grades que cercam a praça, a “Redentora”.

************************************

Ednilson Teixeira
Batateiro, mas nunca plantou um pé de batatas.
Pesquisador das curiosidades da cidade e de outras.
Admin do grupo de Fotos Antigas de São Bernardo do Campo
Autor do livro Fotos Antigas de São Bernardo do Campo – Álbum Ilustrado.
É fã de Gotas de pinho Alabarda
MTB n° 0089656/SP

***************************************

Fotos: Centro de Memória de S.B.C., Site da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Alfredo Santos e Isa Yara Coradi Carraro

História da FONTE LUMINOSA PRINCESA ISABEL por Ednilson Teixeira
História de São Bernardo do Campo

Tagged: , , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content