LINHA DE PRODUÇÃO DA BRASMOTOR EM SÃO BERNARDO NOS ANOS 60

A foto mostra a linha de montagem de geladeiras da Brasmotor, em São Bernardo, na década de 1960. A fábrica, que anos depois ficou conhecida como Brastemp, foi uma das maiores empregadoras da cidade e teve papel importante na história da indústria de eletrodomésticos no Brasil.

Fundada em 1945 por Miguel Etchenique e um grupo de investidores, a Brasmotor começou com montagem de automóveis e venda de eletrodomésticos. Em 1951, iniciou a produção de geladeiras das marcas Norge, Alaska e White Star. Em 1954, surgiram os primeiros refrigeradores com a marca Brastemp.

O crescimento foi rápido. Em 1959, a produção anual já incluía geladeiras, congeladores, lavadoras e fogões. Também nesse ano, a Brastemp lançou a primeira máquina de lavar automática do Brasil, fabricada em São Bernardo.

Nos anos 60 e 70, a empresa expandiu a produção, incluindo freezers e secadoras. Na década de 80, chegou a ter mais de 5 mil funcionários no município.

Mas nos anos 90, com o processo de desindustrialização, a fábrica entrou em declínio. Em 1992, a unidade principal foi fechada. Parte das atividades continuou até 2002, quando a produção de geladeiras foi transferida para Santa Catarina, encerrando as operações em São Bernardo.

👉 Este texto é um resumo adaptado, com base em pesquisa original do Centro de Memória de São Bernardo, publicado na página Cultura São Bernardo no Facebook.

📷 Imagem. Linha de produção de geladeiras na Brasmotor. Década de 1960. A imagem original foi publicada na página 52 do livro “O futuro sem fronteiras – A história dos primeiros 50 anos da Brasmotor”, editado pela empresa em 1995.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.