DONA FRANCISCA, TAXISTA

DONA FRANCISCA, TAXISTA
 
 Mulheres de São Bernardo | Dona Francisca, taxista em SBC há mais de 29 anos.

 

Alegre, trabalhadora e sempre disposta a ajudar o próximo. Essa é Dona Francisca, taxista há mais de 29 anos em São Bernardo do Campo.
Cearense de origem, ela veio para São Paulo aos 10 anos de idade ao lado do irmão e também do pai. Morou na capital paulista durante toda a juventude, mas se mudou para São Bernardo quando encontrou o amor.
“Um dia, uma amiga minha me convidou para um baile em SBC. Foi onde eu conheci Jurandir, meu falecido esposo”, contou Dona Francisca, que tinha 25 anos na época e trabalhava como recepcionista. Jurandir já era taxista e foi o responsável por introduzir Dona Francisca nesse universo.
“Para criar meus filhos, eu tive que sair do meu emprego. Mas depois de 6 anos, eu queria voltar. Foi quando meu marido me fez a proposta de trabalhar com ele no táxi. Eu fiquei preocupada porque ele era muito assaltado. Mas aí um dia eu acordei, o céu estava lindo, e falei para mim mesma: hoje vou começar a trabalhar”, disse.
De lá para cá, completaram-se 29 anos e Dona Francisca afirma ser completamente apaixonada pelo o que faz. “É como uma terapia. Eu entro no carro e me acalmo. Posso dizer que o veículo é meu porto-seguro. Tanto que quis dar essa entrevista para vocês aqui dentro. Dirigindo. Mostrando o que eu faço”, respondeu.
Dona Francisca diz que a maioria dos passageiros em todos esses anos sempre a trataram bem. No entanto, por ser uma mulher no Brasil, ela também afirma já ter se deparado com o machismo. “No começo, eu achei que funcionários de empresas iam achar ruim uma mulher dirigindo. Na minha época, não tinham muitas nessa profissão. Mas quando os homens entravam no meu carro, eles ficavam contentes e me apoiavam. Mas já sofri alguns casos de preconceito, sim”, lamentou.
Neste 8 de março, Dona Francisca deseja que todas as mulheres continuem firmes em suas lutas e que nunca desistam dos seus sonhos independentemente da profissão. A maior vontade dela é voltar a dançar forró nos bailes, mas Dona Francisca sabe que isso só vai acontecer após a vacina.
E para você que precisar de uma corrida de táxi, basta ligar para o ABC Rádio Táxi ou procurar por Chiquinha na Avenida Kennedy, 3060, no bairro Assunção, onde fica na estação fixa.
Tagged: , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo