PROÁGUA EM AÇÃO: MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM SÃO BERNARDO

PROÁGUA EM AÇÃO: MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM SÃO BERNARDO

A qualidade da água, elemento vital para a existência humana, é monitorada cuidadosamente em São Bernardo do Campo. Isto é possível graças ao Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Proágua), uma parceria entre a Prefeitura local e o Governo do Estado.

O Proágua realiza análises das amostras coletadas durante todo o ano pela Vigilância Ambiental. A análise é conduzida pelo Laboratório Municipal de Saúde Pública, localizado no bairro Taboão. Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, São Bernardo é a única cidade na região do Grande ABC que realiza esse trabalho de forma independente, agilizando os resultados e as medidas a serem tomadas quando uma contaminação é detectada.

O processo de monitoramento ocorre de forma contínua. As amostras são recolhidas em espaços públicos como escolas, praças, hospitais e grandes centros comerciais. A água, fornecida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), é verificada quanto ao pH, temperatura, cloro livre e total, coliformes, cor, turbidez e fluoreto.

Roselaine Benavides, diretora do departamento, ressalta que o programa vai além do simples monitoramento da água para consumo humano. “O Proágua atua de maneira integrada e abrangente no contexto da produção e consumo da água, analisando desde a gestão dos recursos hídricos até os impactos à saúde dos consumidores”, detalhou.

Instaurado em 1992, o Proágua tem como objetivo colaborar na promoção e proteção da saúde da população através da garantia da potabilidade da água. Em São Bernardo do Campo, o programa demonstra seu valor nessa missão essencial.

#ÁguaPotável #SãoBernardo #MonitoramentoÁgua #SaúdePública

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.