UM OLHAR PARA O PASSADO: A HISTÓRIA DO QUERIDO “SHOPPING DO CORAÇÃO” EM SÃO BERNARDO

UM OLHAR PARA O PASSADO: A HISTÓRIA DO QUERIDO “SHOPPING DO CORAÇÃO” EM SÃO BERNARDO, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
UM OLHAR PARA O PASSADO: A HISTÓRIA DO QUERIDO “SHOPPING DO CORAÇÃO” EM SÃO BERNARDO, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

Não era tão imponente quanto os shoppings de São Paulo na época, nem se compara com os grandiosos centros comerciais de hoje. Porém, o Shopping Center São Bernardo, inaugurado em 1978, detém um lugar especial na memória dos habitantes da cidade. Apesar de ser oficialmente nomeado como “Shopping Center São Bernardo”, o centro comercial é mais familiarmente conhecido pelos moradores locais como “Shopping do Coração”, graças ao seu inconfundível símbolo de um coração, adotado nos anos 80.

O “Shopping do Coração” funcionava mais como uma galeria, formando uma passagem entre a Rua Marechal Deodoro e a Avenida Brigadeiro Faria Lima. Em 1979, o centro comercial ampliou o seu estacionamento, aproveitando um terreno atrás do que é agora uma agência dos Correios. A década de 80 trouxe um novo concorrente para a cena, o Center Shop São Bernardo, apelidado de “Shopão”, o que deu ao Shopping do Coração um apelido adicional: “Shoppinho”.

Curiosamente, antes de se tornar o Shopping do Coração, o local abrigava a Serraria e Fábrica de Móveis e Cadeiras Narciso Pelosine & Irmão na década de 1920. Esta fábrica funcionou até 1970. Além disso, o Centro Comercial Cury, que também fazia parte da antiga fábrica de móveis, ficava ao lado.

Como muitos outros estabelecimentos, o Shopping do Coração passou por uma grande crise durante a pandemia da Covid-19, que resultou no fechamento de muitas lojas. Apesar disso, e mesmo com o surgimento de outros shoppings, o Shopping do Coração continua firme e forte em seu local original, sendo uma referência na cidade.

Fontes: Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo, Leis Municipais e Junta Comercial de São Paulo. Fotos: Centro de Memória de S.B.C., Facebook do Shopping Galeria Coração, livro “São Bernardo do Campo 200 anos depois” de Ademir Medici, e Vandeson Oliveira.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Pular para o conteúdo