1947: UM ANO IMPORTANTE PARA SÃO BERNARDO DO CAMPO
Em 1947, São Bernardo do Campo passou por mudanças que ajudaram a definir seu futuro. A inauguração da Via Anchieta, que conectou a cidade à capital e ao porto de Santos, facilitou o transporte e incentivou a chegada de indústrias. Nesse mesmo ano, a Brasmotor começou suas operações, marcando o início da indústria automotiva local e gerando mais empregos.
Tereza Delta também se destacou em 1947, sendo a única mulher a liderar a prefeitura da cidade até então. Com cerca de 24 mil moradores, São Bernardo estava em crescimento, atraindo novos habitantes graças às oportunidades criadas pela Via Anchieta e pela industrialização.
A cidade também expandiu com a criação de novos bairros, como Vila Euro (hoje Bairro Assunção) e Vila Formosa (hoje Bairro Ferrazópolis). No centro, a Rua Marechal Deodoro ainda era o principal ponto de comércio e pequenas fábricas. Em 1947, começaram as obras de dois edifícios que se tornariam referências: a nova Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem e o edifício Cheidde/Cine Anchieta.
Fonte: Centro de Memória de São Bernardo do Campo via @culturasaobernardo