JOVEM PARA NA UTI APÓS COLOCAR “CHIP DA BELEZA”; ENTENDA

JOVEM PARA NA UTI APÓS COLOCAR “CHIP DA BELEZA”; ENTENDA

Os implantes hormonais, conhecidos como “chip da beleza”, têm ganhado popularidade, prometendo benefícios como perda de peso, controle da ansiedade alimentar, aumento da libido e tratamento da obesidade. Esses implantes, muitas vezes contendo ocitocina, são parte de uma tendência crescente, impulsionada pelo movimento online “ocitocine-se”.

Contudo, especialistas alertam sobre os riscos à saúde e a falta de comprovação científica desses benefícios. Recentemente, um caso alarmante veio à tona: uma jovem de aproximadamente 20 anos foi internada em estado grave em um hospital de São Paulo, após sofrer um edema cerebral 24 horas após a inserção do implante, que continha ciproterona, gestrinona, testosterona e ocitocina. As informações são do portal G1.

Chip da beleza contém ocitocina

A ocitocina, também chamada de “hormônio do amor”, é naturalmente produzida pela hipófise e desempenha um papel crucial no equilíbrio hídrico e de sódio no corpo. No entanto, níveis excessivos desse hormônio podem levar à hiponatremia, uma condição caracterizada pela baixa concentração de sódio no sangue, resultando em intoxicação por água.

Veja mais: VENVANSE: PARA QUE SERVE O REMÉDIO E QUAIS OS RISCOS?

Riscos e falta de comprovação científica

A eficácia da ocitocina para fins estéticos, como tratamento da obesidade, ansiedade ou disfunções sexuais, não é respaldada por pesquisas científicas. O único uso comprovado da ocitocina é na indução do parto em gestantes.

Em abril deste ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu o uso de terapias hormonais com fins estéticos, incluindo os “chips da beleza”. A decisão foi baseada na incerteza sobre a segurança desses implantes.

Um dos principais problemas é a absorção imprevisível dos hormônios, que pode variar de pessoa para pessoa, aumentando o risco de efeitos colaterais graves. A falta de estudos claros sobre a absorção dessas substâncias e as reações adversas individuais tornam esses implantes um risco significativo para a saúde.

JOVEM PARA NA UTI APÓS COLOCAR “CHIP DA BELEZA”; ENTENDA

Veja mais: CONCURSO NACIONAL UNIFICADO TEM NOVO CRONOGRAMA ANUNCIADO

Imagem: Pexels/Pixabay

1 thoughts on “JOVEM PARA NA UTI APÓS COLOCAR “CHIP DA BELEZA”; ENTENDA

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.