A HISTÓRIA DA CHURRASCARIA PORTEIRA DOS PAMPAS E DO PAMPAS PALACE HOTEL
A HISTÓRIA DA CHURRASCARIA PORTEIRA DOS PAMPAS E DO PAMPAS PALACE HOTEL clique aqui e ouça a matéria

A história, tanto da Churrascaria Porteira dos Pampas quanto do Pampas Palace Hotel, passa por uma família Dall`Igna. Família italiana que veio ao Brasil da Bassano Del Grappa, uma comune italiana da região do Vêneto, província de Vicenza, no final do século XIX. Se estabeleceram primeiro em Nova Bassano, no Rio Grande do Sul, depois vieram para São Bernardo do Campo.

Na década de 50 fundaram a Churrascaria Porteira dos Pampas, na Rua Camila Basso, ao lado de outro local conhecido da cidade. O Restaurante Leão de Ouro. Apesar de na Junta Comercial de São Paulo estar como registro inicial o ano de 1979, a churrascaria estava em funcionamento desde antes dessa data.

Na década de 70, incentivados por Ivone Therezinha Dall`Igna, os irmão constroem o Pampa Palace Hotel, na Chácara Inglesa. Projeto do arquiteto Goro Kawamura. Seu formato cilíndrico chamava a atenção, pois fica na entrada da cidade, de quem vem da Via Anchieta. Na época era o único com heliponto, homologado pelo Ministério da Aeronáutica. Com 162 apartamentos, 26 suítes, sendo duas presidenciais e duas nupciais.

O Pampas Palace Hotel chegou a pertencer por um certo tempo a rede Ramada, uma grande cadeia de hotéis multinacional americana de propriedade da Wyndham Hotels and Resorts e presente em 63 países.

A Churrascaria Porteira dos Pampas, além de restaurante, tinha música ao vivo. Nos últimos anos, tinha em sua maioria shows de bandas de forró. Inclusive algumas chegaram a gravar CD ao vivo na Churrascaria.

Não encontramos o ano exato em que a Churrascaria Porteira dos Pampas fechou. No Google Street View, em 2015 já estava fechada. No Twitter encontramos um tweet de 2013, de uma das bandas que gravaram cd ao vivo na churrascaria. Provavelmente em 2014 já não funcionava mais.

O Pampas Palace Hotel funciona até hoje. Possui 9 salas de convenções com todos equipamentos necessários para realização de reuniões, treinamentos, congressos, seminários que exigem amplas áreas exclusivas. 4 salões para confraternizações, banquetes, casamentos, aniversários. American bar e restaurante de classe internacional, além de oferecer uma área de lazer com piscina, sauna, sala de ginástica, salão de jogos e quadra poliesportiva.

Curiosidades:

Irmãos Dall’igna LTDA era formado por doze irmãos. Entre eles Ivone Therezinha Dall`Igna. Nascida em 16 de julho de 1939, em Nova Bassano, Rio Grande do Sul. Veio criança com a família para São Bernardo do Campo; Estudou no colégio São José e na Faculdade Metodista, onde fez os cursos de professora normalista e psicologia clínica. Faleceu em 1979, atropelada na Avenida Lucas Nogueira Garcez, por um motorista que praticava “racha” na avenida. Hoje dá nome a uma rua sem saída do loteamento Vila Village (antiga Rua 1332) no bairro Nova Petrópolis.

Apesar de anos fechado, o local da antiga churrascaria não foi ocupado por nenhum outro comércio, diferente de seu vizinho, o Leão de Ouro.

Um dos objetos característicos da churrascaria, que permanece até hoje no local, é o grande barril que ficava próximo à entrada.

Um dos chamarizes da churrascaria era a visão que se tinha da região central da cidade, além da Via Anchieta.

Além do formato cilíndrico externo, o Pampa Palace Hotel internamente tem o espaço vazio por onde visualizam-se todos os andares.

*****************************
Ednilson Teixeira
Batateiro.
Pesquisador das curiosidades da cidade.
Administrador do grupo de Fotos Antigas de São Bernardo do Campo
Autor do livro Fotos Antigas de São Bernardo do Campo – Álbum Ilustrado (para adquirir o livro entre neste link https://www.facebook.com/groups/1698118567066852/posts/2848207008724663/).
MTB n° 0089656/SP
*****************************

Fontes:

Pampas Palace Hotel – Sobre – http://pampaspalacehotel.com.br/wp/sobre/

Folha do ABC – Pampas Palace – Uma História que ninguém apaga – http://www.folhadoabc.com.br/…/6264-pampas-palace-uma-histo…

São Bernardo do Campo. Info – Restaurantes que marcaram época – https://saobernardodocampo.info/…/restaurantes-marcaram-ep…/

Pesquisa nos site: Twitter, Leis Municipais – São Bernardo do Campo e Jucesp.

Fotos e Acervo: Camila Rossi, Carlos El Saif Solrac, Revista Manchete (edição 1171/1974), Jairo Fortunato, Google Street View e TripAdvisor.

Tagged: , , , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content