A HISTÓRIA DO HOME CENTER UEMURA
A HISTÓRIA DO HOME CENTER UEMURA clique aqui e ouça a matéria

O conceito de auto-serviço nasceu nos EUA, na década de 30, com o supermercado King Cullen e chegou ao Brasil por volta dos anos 50, com a implantação do supermercado PEG & PAG. Era um conceito diferente dos pequenos mercados, onde você pedia a mercadoria no balcão. Neste caso, eram prateleiras e grandes corredores, onde o cliente pegava a mercadoria e o colocava num cesto ou carrinho de compras e pagava na saída, num dos vários caixas que haviam no local.

Baseado neste conceito, surgiram os Home Centers, grandes lojas de Material de Construção, onde o mesmo conceito do auto-serviço era aplicado. Mercadorias expostas em “grandes vitrines” ou em prateleiras e de fácil visualização para o consumidor.

E a primeira deste tipo foi a Home Center Uemura, em São Bernardo do Campo

A primeira empresa com o nome Uemura foi uma olaria fundada em 1953 por membros da família. Em 1968 foi inaugurada a primeira loja de materiais para construção. Nesta época ainda era num salão comercial no térreo de um pequeno prédio de dois andares.

Na década de 70 começa a construção do prédio onde abrigaria o Uemura Home Center. Como alguns chamavam, o “Hipermercado da Construção”, introduziu o conceito “self-service”, algo ainda inédito no país naquela época. Num prédio bem maior, de 7 andares e mais amplo que o antigo. Foi construído ao lado da antiga loja.

Em 1986 a avenida Kennedy tinha pelo menos seis imobiliárias instaladas e onze lojas de construção e reforma, sendo o Uemura Home Center a mais conhecida delas. Tanto que a Gazeta de São Bernardo chamava a Avenida Kennedy na ocasião de “a avenida da construção”. Algo que mudou, principalmente nas décadas de 90 e de 2000 com o expressivo crescimento do número de bares e restaurantes.

Por anos e anos, o Uemura Home Center foi uma referência no setor. Fazia frequentemente anúncios em TV, jornais e revistas especializadas. Depois surgiram outros “home centers”, mas o Uemura, além da loja de São Bernardo, começou a ampliar sua rede. Em 1998 eram 8 lojas.  São Bernardo do Campo, Ceasa, Campinas, Jundiaí, São José dos Campos, Morumbi, Shopping Interlar e Santo André. 

Nesta época, a rede pertencia à empresa Home Decor do Brasil.
No mesmo ano, a rede pediu concordata na 3ª Vara Cível de São Bernardo do Campo. A alegação para o pedido eram as altas taxas de juros na época, que inviabiliza pagar seus compromissos junto aos bancos e fornecedores, mesmo tendo um faturamento anual de R $200 milhões.
Já em 2001, tinha apenas uma matriz e 5 filiais: duas em São Paulo e uma em Campinas, Jundiaí e São José dos Campos.
Ainda em 2001, foi comprada pela C&C, empresa que surgiu da fusão das empresas Conibra e Madeirense para fazer frente às recém chegadas das francesas Leroy Merlin,  Castorama e Saint-Gobain – dona da Telhanorte. Ainda permaneceu com a marca por mais dois anos, se tornando de vez C&C em 2003.
O prédio ainda chama a atenção de quem passa pela avenida Kennedy e se tornou referência na cidade.
*****************************
Ednilson Teixeira
Batateiro.
Pesquisador das curiosidades da cidade.
Administrador do grupo de Fotos Antigas de São Bernardo do Campo
Autor do livro Fotos Antigas de São Bernardo do Campo – Álbum Ilustrado (para adquirir o livro entre no site http://www.fotosantigas.saobernardo.br).
MTB n° 0089656/SP
*****************************


Fotos: Blog Coleta de Materiais, Youtube, Carlos Laranjeira, Site da Di Folco Tecnologia em Recuperações e Serviços de Construção Civil e Centro de Memória de S.B.C.
Fontes:
A história da Avenida Kennedy – https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/a-historia-da-avenida-kennedy
História do varejo de construção no Brasil – https://www.falandodevarejo.com/2009/02/duvidas-de-leitores-historia-do-varejo.html
C&C negocia 6 lojas do Uemura – https://www.dgabc.com.br/Noticia/299066/c-c-negocia-6-lojas-do-uemura
Fotos da Construção do prédio do Home Center Uemura – https://www.facebook.com/Bernoticias/posts/3195295260589504
Quem somos? – Antigo site do Uemura Home Center – Resgatado no Site Archive.Org

Tagged: , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content