CHURRASCARIA XIBOCA: PEDAÇO DA HISTÓRIA GASTRONÔMICA DE SÃO BERNARDO

CHURRASCARIA XIBOCA: PEDAÇO DA HISTÓRIA GASTRONÔMICA DE SÃO BERNARDO

Quem viveu em São Bernardo do Campo na época de ouro da Churrascaria Xiboca, no km 37 da Estrada Velha do Mar, com certeza guarda lembranças saborosas desse lugar. Inaugurada em 1969 pelo casal Benedito e Terezinha Aparecida Bragiato Montoro, o Xiboca era muito mais que um restaurante: era um ponto de encontro de famílias, amigos, dos batateiros e de muito políticos da alta cúpula da cidade para conversas reservadas.

A fama do lugar vinha especialmente do Pintado na brasa, uma verdadeira arte culinária que deixava qualquer um com água na boca. Não era só isso: os espetos de carne, como o tradicional carneiro e a picanha suculenta, eram o destaque de qualquer reunião de família ou encontro entre amigos. A polenta frita crocante e sequinha, tradicional em nossa cidade, também era divina!

O Xiboca era um pedacinho da história de São Bernardo, refletindo a cultura e o sabor local. Era comum ver o próprio Dito Montoro recebendo os clientes e garantindo que tudo estivesse perfeito. Ele não era apenas um empresário, era uma figura essencial na comunidade, sempre envolvido nas festas locais e eventos culturais. Seu Dito faleceu em 2018, e o local passou a ser administrado por seu filho Wilson Roberto, que faleceu em 2020.

Hoje, mesmo com o local fechado, quem passa pela Estrada Velha do Mar ainda pode sentir o aroma do churrasco e ouvir as risadas das memórias compartilhadas ali. O Xiboca deixou um legado de alegria, união e, claro, de uma comida que marcava a vida de quem tinha o prazer de experimentá-la.

Murilo de Melo resgatou um vídeo do local, veja

https://www.jb7cidades.com.br/video/198/restaurante-xiboca-riacho-grande

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo